Da Redação
A melancia é uma excelente dica para este verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo.
Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.
Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.
Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
O melhor de tudo para essa época do ano – em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.
A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres – substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.
Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.
Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente – a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.
Fonte: Dr. Maximo Asinelli é médico nutrólogo