Mesmo no isolamento social, meu namorado me sufoca

E-mail enviado por uma leitora: 

“Mesmo no isolamento social, sinto me sufocada pelo meu namorado. Queria dizer a ele que preciso de espaço, mas temo que ele se sinta melindrado ou mesmo ofendido. Por conta de não estarmos nos encontrando, acho isso mais difícil ainda. O que eu faço?””

Continua após publicidade

Resposta: Cara leitora, se você está se sentindo sufocada, é importante dizer para o seu namorado, até porque imagina se ele acha que você está gostando desse padrão e decide aumentá-lo. Seria mais difícil ainda suportar, não é verdade?

Você pode “dizer” que precisa de espaço de várias formas, ou com atitudes, como por exemplo, ir reduzindo o tempo que se dedica a ele, ou então começar a dizer que sente falta de fazer algumas coisas sozinhas ou ficar um pouco mais consigo mesma.

Pedir espaço pode melhorar a qualidade das conversas que você tem com ele e assim ele pode sentir menos necessidade de ficar te acessando de forma demasiada.

Sabia que às vezes é bom sentir saudades? Isso pode ajudar a colocar as ideias no lugar, viver a individualidade e sentir e perceber o valor que o outro tem na sua vida. Isso pode ser o início de uma conversa para abordar o assunto com ele.

Continua após publicidade

Por mais que ele possa se sentir mal com a sua solicitação, é importante ele perceber essa sensação que te provoca.

Pergunte-o se ele já não se sentiu sufocado por você. Às vezes uma conversa aberta pode te ajudar a entender por que ele precisa tanto da sua companhia, e assim buscar maneiras de enfrentar essa questão na relação.

Falar sobre o que nos incomoda é importante para estabelecer limites e uma relação saudável consigo mesma e com o parceiro.

Continua após publicidade

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.