“Meu filho de 12 anos não tem muitos amigos. Ele nunca foi daquelas crianças que interage socialmente e é tímido. Gostaria de saber se isso é normal, se tem alguma relação com a autoestima e o que poderia fazer para ajudá-lo? Obrigado.”
Resposta: A timidez pode ter várias razões. Mas o importante é notar se essa timidez está atrapalhando a vida do seu filho socialmente. Ele está deixando de sair? Os amigos gostam dele e eles se divertem?
Ter muitos amigos não deve ser atrelado a ser bem-sucedido
Pode ser que o seu filho só esteja sendo mais seletivo nas amizades. Então, pode parecer para os pais que o filho que seleciona as amizades está com problemas. Existem adultos que têm muito sucesso na vida, mas não têm tantos amigos ou selecionam mais as amizades. Ou seja, é preciso desfazer o mito de que ser popular é sinônimo de ser bem-sucedido.
Muitos pais e crianças hoje relacionam muito o número de “likes” ou seguidores nas redes sociais com sucesso. Assim, todos precisam ter “likes” o tempo todo e precisam mostrar tudo o que acontece na própria vida desde que acordam.
Têm muitas pessoas de sucesso que são discretas com as redes sociais e amigos. Inclusive, timidez não quer dizer que seu filho não terá sucesso profissional ou na vida pessoal. Contanto que a timidez não impeça o filho de sair e interagir.
Observe se o seu filho está contente com as amizades e feliz na companhia deles. Não se preocupe muito se essa timidez não atrapalhar a vida social e os outros aspectos da vida do seu filho.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.