Meu filho não tem muitos amigos. Isso é normal?

“Meu filho de 12 anos não tem muitos amigos. Ele nunca foi daquelas crianças que interage socialmente e é tímido. Gostaria de saber se isso é normal, se tem alguma relação com a autoestima e o que poderia fazer para ajudá-lo? Obrigado.”

Resposta: A timidez pode ter várias razões. Mas o importante é notar se essa timidez está atrapalhando a vida do seu filho socialmente. Ele está deixando de sair? Os amigos gostam dele e eles se divertem?

Continua após publicidade

Ter muitos amigos não deve ser atrelado a ser bem-sucedido

Pode ser que o seu filho só esteja sendo mais seletivo nas amizades. Então, pode parecer para os pais que o filho que seleciona as amizades está com problemas. Existem adultos que têm muito sucesso na vida, mas não têm tantos amigos ou selecionam mais as amizades. Ou seja, é preciso desfazer o mito de que ser popular é sinônimo de ser bem-sucedido.

Muitos pais e crianças hoje relacionam muito o número de “likes” ou seguidores nas redes sociais com sucesso. Assim, todos precisam ter “likes” o tempo todo e precisam mostrar tudo o que acontece na própria vida desde que acordam.

Têm muitas pessoas de sucesso que são discretas com as redes sociais e amigos. Inclusive, timidez não quer dizer que seu filho não terá sucesso profissional ou na vida pessoal. Contanto que a timidez não impeça o filho de sair e interagir.

Observe se o seu filho está contente com as amizades e feliz na companhia deles. Não se preocupe muito se essa timidez não atrapalhar a vida social e os outros aspectos da vida do seu filho.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.

Continua após publicidade