E-mail enviado por uma leitora:
“Meu filho está tendo muita dificuldade em matemática. Não sei como lidar com isso. Se não estivéssemos com o isolamento social, iria contratar um professor de matemática, com fiz anteriormente. O que a senhora me aconselha?”
Resposta: Matemática sempre foi uma área de conhecimento tratada com muito preconceito como se não fizesse parte do nosso dia a dia. Hoje nós sabemos que a matemática faz parte do nosso dia a dia e está sendo mostrada aos alunos com atividades práticas.
Estamos em casa e sem aulas, o que quer dizer que as dificuldades dos alunos ficam mais evidentes para os pais.
Steam: já ouviu falar?
Hoje existe uma abordagem educacional chamada STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) ou STEAM (acrescente o A artes), que várias escolas estão usando. Nessa abordagem estão juntos conteúdos que desenvolvem o raciocínio lógico. Isso criou um interesse maior das crianças pela matemática. Ela pode sentir o quanto a matemática é importante no seu dia a dia. Não sei quantos anos tem o seu filho, mas tem várias atividades que estamos fazendo juntos na quarentena e em casa que ajudam no desenvolvimento da matemática e no interesse do aluno pela matemática. Algumas dessas atividades são: jardinagem, cozinhar juntos, ajudar em pequenos consertos, aprender como as coisas funcionam. Enfim, essas tarefas ajudam a promover o raciocínio lógico.
O mais importante é não pressionar o seu filho com a matemática e não insistir na dificuldade. Explique alguns pontos e outros ele poderá resolver online com o professor ou mesmo com algum amigo que tenha mais facilidade em matemática; e eles podem se comunicar através de mensagens. Pode haver uma troca: o seu filho pode aprender matemática com um amigo e ele pode explicar outros conteúdos para esse amigo.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.