por Blenda de Oliveira
"Estou num casamento de dez anos e amo, muito mesmo, o meu marido. Só que ele é muito machista e imaturo. Eu trabalho fora e tenho uma rotina apertada, sustento a nossa casa. Ele faz bicos e fica em casa o dia todo, o dinheiro dele praticamente não entra nas despesas. Temos um filho de 7 anos. O problema é que ele não quer responsabilidades. Eu sou responsável por tudo, desde as tarefas domésticas, educação do nosso filho, pagamentos etc. Quando ele precisa ajudar em alguma coisa, diz que tá fazendo o que pode, e que vai pedir o divórcio se eu ficar lhe cobrando. Como devo proceder, já que não quero acabar com nosso casamento?"
Resposta: A possibilidade de não acabar seu casamento, é continuar mantendo a situação como está. Ele já foi claro quanto ao desejo e as condições dele.
Sugiro que você busque uma ajuda psicológica para você e junto com alguém tente entender as razões que levam você a se manter nessa situação.
Será que é amor?
Medo de estar só?
Obrigação de se manter num casamento pelo projeto inicial ou por que vocês tem um filho?
Tantas perguntas merecem ser feitas e refletidas para que você possa avaliar qual a melhor forma de conduzir seu casamento.
O que parece, é que você está lutando e tentando manter seu casamento sozinha. Seu marido quer permanecer solteiro e distante das obrigações naturais na criação de uma família.
Se você achar que vale a pena estar com ele nessas condições, nada há de errado, desde que você possa refletir e fazer sua opção, já que não parece que ele está disponível a fazer mudanças.
Talvez seu marido esteja muito mais interessado em tê-la como uma cuidadora do que como uma mulher e esposa e, portanto, não haja muito espaço para que ele mude.
Preocupe-se em mudar e entender o que se passa com você e assim poderá descobrir caminhos que a ajudem a lidar com essa situação com menos prejuízo emocional e físico.