por Margareth dos Reis
"É a primeira vez que entro nesse site e gostei muito. Tenho uma pergunta, não sei se é com você, mas lá vai… Sou casada há 12 anos, me casei jovem. Eu e meu marido ficamos chateados sempre pela mesma coisa: sexo. Se não rola ou fica uns dois dias sem ter… ahh… ele fica sem falar comigo na hora e só volta depois que a gente transar. Só faz as pazes transando. Acho isso o cúmulo."
Resposta: A dinâmica do seu relacionamento só vem se repetindo do mesmo jeito há 12 anos, porque cada um está cumprindo o mesmo papel e ocupando a mesma posição na interação a dois.
Esse padrão fixo de comportamento de cada um dos lados vai tornando tudo muito previsível (como você mostrou no resumo que fez da sua vida conjugal) restringindo drasticamente o encanto na vida a dois.
Assim, é preciso romper com esse modelo de relação que, possivelmente, vigora até hoje nesses moldes por falta de uma ponderação do casal sobre a qualidade de suas experiências compartilhadas. Portanto, o diálogo descontraído é sempre essencial para a conquista do bem-estar na vida a dois, principalmente, por contribuir para a expressão de cada lado sobre as restrições, repetitividades e insatisfações na relação.
A conversa saudável dos problemas sexuais é sempre um estímulo para expressar preferências e negociar compromissos que sejam aceitáveis por ambos. Além de contribuir para promover mudanças significativas no roteiro de vida a dois. Assim sendo, procure envolver o seu marido (sozinha ou com ajuda psicoterapêutica, caso haja dificuldades ou alguma resistência por parte dele frente à sua mudança de postura) no processo de mudança desse script para que ambos possam reconhecer que criaram esse conflito juntos; e precisam encontrar juntos novos e enriquecedores padrões para a vida afetiva e sexual do casal.