Traição dói! Mas é melhor enfrentar a dor do que fugir dela
E-mail enviado por uma leitora:
“Olá, meu marido me traiu com uma amiga. Ele mesmo me contou e disse ter se arrependido. Penso em mandar uma mensagem pra ela dizendo que eu descobri. Não sei o que fazer.”
Resposta: Você está tentando “digerir” essa traição e acaba focando mais na sua relação com sua amiga do que nos seus sentimentos por seu marido. Por que será? Essa amiga tem um papel tão importante assim na sua vida? Você pretende continuar a amizade com ela? Consegue perdoar? Ou acha que a traição acaba com qualquer possibilidade de vínculo entre vocês?
Numa traição, é importante refletir sobre o grau de importância de cada pessoa envolvida no triângulo amoroso
Bem, vamos tentar entender o que você está sentindo ou o que está pretendendo quando, ao relatar a traição de seu marido, pensa em mandar um e-mail para a amiga com quem ele a traiu contando que sabe da traição. Pretende discutir ou pedir satisfações a ela? Ou quer jogar na cara dela que seu marido relatou a traição, mas acabou ficando com você e não com ela? Quais são seus sentimentos com relação a essa amiga? Raiva? Decepção? Curiosidade com relação ao que acontecia entre ela e seu marido? Pois é… é importante que você consiga diferenciar qual a importância de cada uma das pessoas envolvidas nesse triângulo. E, talvez, a mais importante seja você. Então, procure, num primeiro momento entender melhor seus sentimentos frente à traição. Traição dói! Mas é melhor enfrentar a dor do que fugir dela focando em pessoas ou problemas secundários.
O que você sente pelo seu marido?
Em seguida, tente avaliar seus sentimentos em relação ao seu marido. Você ainda gosta dele? Acha que consegue reconstruir a relação e preenchê-la adequadamente? Acredita que outras traições acontecerão? Se você realmente quer continuar com o casamento, talvez seja melhor focar no casamento e não em suas “rivais”. A não ser que o casamento andava mal das pernas e essa rival deu um certo gás a ele….Pense nisso.
Se você, depois de todas essas reflexões, resolver continuar casada, avalie o que você espera dessa nova fase do relacionamento e veja se seus desejos e os de seu marido estão alinhados. Provavelmente, se ele abriu o jogo sobre a traição, existe nele uma vontade de continuar com você. Mas só a vontade, muitas vezes, não é suficiente. Para que um casamento evolua de forma satisfatória depois de uma traição, é necessário uma conversa profunda, um novo acordo e, sobretudo, muito empenho e boa vontade de ambas as partes. De nada adianta um pedido de desculpas e uma bela noite de amor se os pilares da relação não forem reforçados. Se tudo continuar igual, as consequências também tendem a se repetir. Pense nisso.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.