E-mail enviado por uma leitora:
“Namoro um cara há quase um ano e ele é bi. No começo do nosso relacionamento ele se assumiu para mim e foi um choque. Mas de um tempo para cá, ele diz que parou de ser bi para me amar por completo. Mas eu não acredito nisso, pois na minha opinião orientação sexual não parte de uma escolha pessoal. Sempre que eu o vejo com amigos homens ele fica diferente. O que eu faço?”
Resposta: Você parece não estar lidando bem com o seu namorado desde o começo quando ele te contou sobre ser bissexual. Ele assumiu a bissexualidade dele para você, e o crescente interesse dele em te “amar por completo”. Mas qual é o tipo de relacionamento que vocês adotaram? Se for uma relação monogâmica isso pressupõe que, enquanto vocês tiverem disposição para investir um no outro, e na relação a dois, o envolvimento afetivo-sexual entre vocês tem potencial para evoluir. Como em qualquer outra história amorosa!
Infidelidade e orientação afetivo-sexual
Todavia, se você desconfia que ele pode te trocar por outro homem a qualquer instante, isso pode se transformar em “um fantasma que arrasta corrente” em sua vida, e comprometer o seu julgamento sobre o seu namorado, seja lá o que quer que ele faça. Vale esclarecer que a infidelidade não está relacionada com orientação afetivo-sexual, mas com características individuais.
Uma coisa é certa, a base de um relacionamento saudável é a confiança. Para tanto, é necessário avaliar se as expectativas que cada um de vocês tem sobre relacionamento convergem e se ambos bancam, emocionalmente, investir na mesma proporção nesse namoro.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.