Meu namorado é muito inseguro

E-mail enviado por uma leitora:

“Meu namorado sente uma enorme insegurança, além de sempre se sentir vazio e triste. De acordo com ele, por conta de paranoias e pensamentos negativos constantes. Ele passou alguns traumas na infância relacionados à mãe ser “piriguete” e hoje me relata que odeia o meu passado por eu ter ficado com outras pessoas. Me diz que não se sente especial e que acha que vai ser só mais um na minha vida, por mais que sempre diga a ele que isso não é verdade, e que ele é sim especial para mim. Porém, depois de um tempo, ele fica mal novamente e volta a me relatar que se sente dessa maneira… Ele é inseguro demais nega e não aceita elogios e simplesmente não se acha bom o suficiente para nada na vida. Existe algum possível diagnóstico para ele? Os sintomas são de depressão, ansiedade, insegurança e alguns sintomas do complexo de inferioridade.”

Continua após publicidade

Resposta: Acho que o foco em questão é você perceber o quanto isso lhe influencia ou lhe afeta emocionalmente. Compreender o seu namorado, de certa maneira, é ter um comportamento empático com ele, mas seria interessante você conversar com ele sobre essas questões levantadas acima. Pra ele, você é a situação que aciona as inseguranças e complexos dele no modo dele ver a si, o outro e o mundo ao seu redor. Além desse histórico de vida que você relatou sobre ele, há o comportamento da mãe dele.

Procure apoiá-lo

Acho importante você dar esse suporte e sugerir a ele que converse com um psicólogo, que trará uma visão imparcial dessa questão. No tratamento psicoterapêutico, ele poderá se conhecer e fazer o levantamento dessas questões que o incomodam e como ele lida com isso, inclusive, avaliar o quanto essa problemática influencia o relacionamento de vocês.

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade