Meu namorado me contou que é bi. O que eu faço?

Bom que seu namorado te contou que é bi. Você precisa conversar amplamente sobre este assunto com ele.   

E-mail enviado por uma leitora: 

“Comecei a namorar o meu atual namorado um pouco antes de a pandemia começar. Ele acaba de me fazer uma revelação que me deixou completamente sem chão: ele me disse que é bissexual. Bem… fora isso, fico preocupada se esse fato pode aumentar mais ainda a possibilidade dele me trair… já que os homens têm uma sexualidade mais genitalizada do que as mulheres. Isso seria um motivo para eu terminar o relacionamento?”  

Continua após publicidade

Resposta: Acredito que tem vários aspectos importantes da sua pergunta. Então, vou separar por tópicos para ver se eu consigo te responder da forma mais completa possível.

Meu namorado me contou que é bi

Muito bom que ele pode te dizer isso. Para muitas pessoas que não se enquadram no padrão heteronormativo ou então na orientação heterossexual é difícil às vezes revelar a questão da sexualidade. Isso pode mostrar que ele confia em você o suficiente para se abrir e compartilhar a história dele com você. 

O ficar sem chão muitas vezes é porque sempre quando vamos conhecer alguém, ou se pensamos em alguém, acreditamos que essa pessoa parte da mesma orientação sexual que a nossa, isso porque vivemos numa sociedade heteronormativa. Logo, você (pelo que eu entendi), é heterossexual e procura se relacionar com um par hétero.

Sendo bi, há mais chances do meu namorado me trair?

Quando a pessoa é bissexual nem sempre a escolha está somente pelo sexo e sim por vários fatores. Agora, sobre a possibilidade dele ser mais propenso a te trair, vai depender de vários fatores.

Então, o primordial é você perguntar para ele de forma honesta e clara sobre como ele vê a traição e como você entende o que é traição. Digo isso porque traição é muito relativo. Por exemplo, para algumas pessoas só o fato de você falar com um ex-namorado de algo do dia a dia já é traição. Já para outras pessoas precisa ter um contato sexual ou físico. No entanto, outras pessoas aceitam relações sexuais casuais e a traição seria se apaixonar por outra pessoa. A traição pode existir em toda relação amorosa indiferente da orientação. 

Continua após publicidade

Minha sugestão

O que eu sugiro é que você converse amplamente sobre o assunto com ele e diga quais são seus limites, diga o que te deixa insegura e avalie a partir daí para tomar a decisão. Talvez o motivo que te levaria a tomar a decisão é sobre as respostas que ele vai te dar e pode não estar atrelado diretamente com a orientação sexual dele.

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem