por Roberto Santos
"Devo levar isso ao superior dele? Estou desmotivada e chateada, pois admirava o chefe anterior."
Resposta: Sua desmotivação e tristeza iniciais pela mudança de um líder que admirava é bastante compreensível.
Essas perdas são lutos que precisamos aprender na vida, pois, como diz o chavão, a vida continua… Nossa competência profissional precisa ser comprovada por trabalhar em diferentes ambientes, com diversos trabalhos e também com múltiplos chefes com estilos e personalidades diferentes também. Talvez a mesma compreensão que o novo chefe precisa ter com sua desmotivação pela mudança, vocês precisariam ter para com ele. Comparações nessas situações não ajudam, nem a ele, e nem a vocês, pois a mudança está instalada.
Quanto à sua pergunta, acho que comentar com o superior de seu chefe antes de dar-lhe uma chance justa de mostrar seu serviço, é no mínimo uma atitude impiedosa e pode ser vista como beirando à falta de ética.
Será que você não poderia procurar seu chefe e oferecer ajuda sincera para reverter os resultados da empresa?
Será que a desmotivação que a equipe está sentindo não é parte da causa dos resultados inferiores?
O que vem primeiro, o ovo ou o ouro na barriga da galinha?
Além disso, dê uma oportunidade para quem decidiu pela indicação do novo gerente, avaliá-lo, ajudá-lo e, se for o caso, substitui-lo. Até lá, faça sua parte e ajude seu novo chefe, pois isso é o presente. O chefe admirado, pelo menos nessa empresa, ficou na história e no coração de vocês, e lá permanecerá.
Boa sorte!