por Roberto Santos
Resposta: Tenho escrito vários artigos aqui no Vya Estelar tratando da incompetência gerencial que arrasa muitas empresas.
Essa situação que você comenta é mais um exemplo disso. Quando um chefe-mala humilha um subordinado na frente do cliente, ele pode achar que está se valorizando como um ser superior que não concorda com a ação ou decisão do funcionário. Aos olhos de um cliente inteligente, essa humilhação não resolve qualquer que seja o problema causado (se for o caso) pela pessoa humilhada, segundo que coloca o cliente num situação constrangedora e, pior de tudo, a eventual incompetência de seu subordinado é de responsabilidade do próprio chefe que a atesta da forma mais ultrajante ao humilhá-la.
O que fazer?
Dito isso, descarregada a raiva de chefes-mala como esse, sobrevem sua consulta: "O que devo fazer nessa situação?"
Após refletir sobre a situação e avaliar o quanto o objeto da crítica do chefe tem alguma validade, justiça ou verdade, você precisa se preparar para procurá-lo para falar sobre a situação, da forma mais objetiva e madura que suas emoções permitirem. Esta pode incorporar uma introdução, reconhecendo os eventuais motivos que merecessem algum tipo de discordância ou crítica do chefe, para complementar com algo como: "Independente de meu erro, humillhar-me perante o cliente não se justifica em hipótese alguma e pediria que em situações futuras, o feedback seja dado direta e privadamente para mim".
É difícil? Ele pode não gostar? Pode ameaçá-la? Sim, mas qual é a alternativa? Ser humilhada e assediada moralmente mais vezes até que seu brio profissional desapareça? Parece-me que a alternativa não é das melhores. Então, antes que esfrie e se apague a memória… enfrente a situação.
Boa sorte!