por Blenda de Oliveira
"Hoje resido com um novo companheiro que tem uma filha, só que a menina fica interrompendo nossa noite de sono dizendo que não consegue dormir. Aí o pai tem que sair da nossa cama para colocá-la para dormir. Vale salientar que a menina já tem oito anos. Confesso que não tenho paciência, o que faço?"
Resposta: Primeiro de tudo é importante ter claro que quando uma mulher assume um companheiro com filhos, deve saber que assumirá os filhos dele também. Vem tudo junto.
Para os homens a relação com os filhos é muito importante. Agora, tem filhos e filhos. Alguns filhos não querem ver seus pais juntos com outras parceiras, mas esperam que haja um retorno para a antiga relação. Uma criança, por menor ou maior que seja, tem uma inteligência natural para tentar, dentro de suas possibilidades, manipular a situação para que tudo termine do seu jeito e vai continuar fazendo. A primeira coisa que você deve considerar é se de fato quer estar com seu companheiro, se ele é muito importante para você. Em caso positivo, arregace as mangas e vá à luta.
Seis dicas para a criança aprender a dormir sozinha no seu quarto:
1º) Tente se aproximar da filha, saia com ela, ajude-a a arrumar o quarto, compre com ela alguns objetos de decoração e tente uma relação mais amistosa possível.
2º) Procure não se deixar levar pela irritação ou pela armadilha que a criança – sem que seja premeditada – arma para você.
3º) É importante saber lidar com a ambivalência dos sentimentos, como a relação que você tem por ela e pelo seu companheiro.
4º) Não tente educá-la, mas busque se interessar pela vida dela.
5º) Tente mostrar ao seu companheiro que é importante ele ser mais claro quanto aos limites dos quartos, mas seja diplomática; converse sem criticar a forma como ele conduz a educação da filha, mas ofereça sugestões e tente mostrar que independente dele estar com você e, mesmo que estivesse só, é importante para o desenvolvimento da autonomia e crescimento emocional que sua filha tenha seu quarto e sua privacidade. Os homens sentem-se muito perdidos nessas situações e tendem a tomar partido dos filhos, pois consideram que precisam protegê-los.
6ª) Quem sabe você pode revezar com ele e colocá-la para dormir. Oriente seu companheiro a conversar muito com a filha para entender o que a impede de dormir no quarto dela, ao mesmo tempo ele deve mostrar para ela as vantagens de crescer e ter seu próprio espaço. Por exemplo: ela poderá convidar suas amiguinhas para dormir e frequentar a casa delas. Vocês podem combinar de inicialmente colocá-la na cama, contar uma história e voltar após 30 minutos para dar outro beijo de boa noite. A porta do quarto de vocês ficará inicialmente aberta e a do quarto dela também. Se durante a noite ela vier, terão que levantar e levá-la de volta para seu quarto. Tranquilizem a criança para que ela vá se acostumando ao novo ritmo.