por Roberto Santos
"Sou coordenadora de uma equipe que rejeita declaradamante a minha gestão. Sou politicamente disciplinada e prezo sempre as normas da empresa, mas a equipe sempre tenta burlar as mesmas e possui comportamentos infantis e antiprofissionais de insubordinação. Fazem diversos motins para que não fique no departamento. A gerente de equipe mantém sempre uma postura imparcial perante a situação. Sempre em meus feedbacks a mesma passa conceitos positivos de minha gestão e repassa elogios recebidos de outros departamentos. Como administrar sozinha esse conflito, já que minha gerente não se posiciona?"
Resposta: Creio que sua gestora está adotando uma postura correta quando se coloca imparcial no conflito que você tem vivido com sua equipe. Será necessário fazer algum ajuste na equipe e tomar cuidado para não perder o respeito em relação à sua gerente.
Ela poderá deixar de ser imparcial e cobrar mais diretamente pelos resultados de sua área que podem estar sendo afetados pelos problemas que você menciona de comportamentos inadequados dos membros de sua equipe. Me parece que, por enquanto, ela está lhe dando "carta branca" e você poderia resolver os problemas de infantilidade e insubordinação de forma mais resoluta e drástica depois de tentar os feedbacks e os aconselhamentos.
Claro que não significa trocar o time inteiro da noite para o dia, mas em minha opinião você poderia adotar os seguintes passos:
(1) fazer uma avaliação simples dos indivíduos em duas colunas — "o que" estão "entregando" de trabalho e resultados e "como" o estão entregando — com qual atitude frente às normas da empresa e frente à sua liderança. Como resultado de uma nota de 1 a 10 nessas duas colunas, você vai perceber que a turma que ficar mais embaixo — a soma de "entrega" e "atitude" é mais baixa — ou seja, são seus primeiros candidatos a uma "conversa séria" — pelo menos!;
(2) conversar com todos membros da equipe para dizer o que espera de cada um quanto ao desempenho e a postura, avaliar como vê esses aspectos hoje e dar um prazo, tipo 3 a 6 meses para ver mudanças;
(3) acompanhar de perto o comportamento dessas pessoas durante esse prazo e decidir se terá de substitui-los interna ou externamente e tomar as medidas para tal;
(4) quando tiver a primeira demissão, reúna-se com a equipe para reafirmar sua intenção de apoiar os que se desempenham bem e respeitam os valores da empresa, mas que ajustará a equipe até que produzam e se comportem conforme o esperado.
Acho que dessa forma, você poderá resgatar o respeito que pode estar perdendo de parte de sua equipe e continuando assim, perderá o respeito de sua gerente — e a responsabilidade será sua.
Boa sorte!