por Eduardo Ferreira Santos
Resposta: A oscilação constante do estado de humor pode ter várias causas. Essa oscilação pode ser, por exemplo, uma possível característica de personalidade ou até mesmo uma variação leve de Transtorno Bipolar.
Já o transtorno bipolar do humor é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania (euforia) e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão).
Ciclotimia: humor que cicla de um lado para outro
No entanto, há casos também em que, mesmo chamados de Bipolar, não há essa bipolaridade e apenas um dos estados se manifesta, o de depressão ou o de euforia. Assim, as mudanças repentinas e cotidianas de humor muitas vezes são atribuídas a um transtorno de personalidade, chamado de Ciclotimia, onde a palavra "timo" significa humor que cicla de um lado para outro devido a pequenos acontecimentos ou mesmo sem motivo algum.
O que é importante?
Por isso, antes de se pensar em um "tratamento", medicamentoso ou psicoterapêutico, é importante se ter um diagnóstico correto dessa situação que a aflige. Isso poderá ser feito por um psiquiatra psicoterapeuta.
Habitualmente as oscilações de humor são sim tratadas com medicações cuja indicação inicial era para epilepsia, mas que no decorrer da prática médica mostrou excelentes resultados como "estabilizadores do humor".
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.