Mudar um hábito: o segredo para adquirir esse poder 

Mudar um hábito: com treinamento adequado podemos alcançar sim a mudança desejada por nós; destrinchamos este segredo para você

Os nossos hábitos atuais e ruins são os nossos grandes vilões, pois eles tendem a nos sabotar quando estamos tentando mudar.

Continua após publicidade

Lembre-se que o nosso cérebro é “engessado” e rígido, ou seja, tem uma tendência a resistir às mudanças que queremos. Pois ele tende a querer repetir o que já sabe fazer. O cérebro gosta de rotina já aprendida.

O processo de treinar com paciência e persistência nos fará chegar ao ponto que desejamos: a mudança de hábito.

Segredo para poder mudar um hábito

Uma teoria e fundamento que pode ajudar muito no processo de modificação e implementação de novos hábitos é o Estoicismo.

Estoicismo você sabe o que é?

Continua após publicidade

É uma corrente filosófica muito prática e que busca um estado de “bem viver”.

“O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas.” Epicteto

Três conceitos fundamentais do Estoicismo que trazem autoconhecimento:

Continua após publicidade
  1. Dicotomia do controle – separar o que tem a ver com as minhas escolhas e o que não tem. O que depende de mim e o que não depende de mim.
  2. Amor Fati” – aceitar o mundo como ele é. “Amor pelo destino”. Amar a realidade tal qual ela é. “Não busques que os acontecimentos aconteçam como queres, mas queres que aconteçam como acontecem, e tua vida terá um curso sereno.” Epicteto
  3. Memento Mori – sobre contemplar a nossa finitude. Compreendendo que cada momento é único e importante, e que temos consciência do nosso fim. É sobre se conectar com os nossos valores internos. Com aquilo que faz a nossa vida ser significativa e valorosa.

Questionamentos que podem te ajudar a praticar o Estoicismo, pense e reflita sobre isso:

  1. Isto está no meu controle?
  2. O que eu estou perdendo escolhendo me preocupar com isso?
  3. Qual é a coisa mais importante neste momento?
  4. Isto realmente me importa?
  5. Essa é a pessoa que eu quero ser?
  6. Isto está sendo um tempo produtivo ou improdutivo para mim?

Reflita sobre essas questões e ache essas respostas diariamente no seu dia a dia. Se você colocar em prática esses conceitos acima, eles irão te levar a uma construção de novos hábitos e mais saudáveis. Boa reforma íntima pra você.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online