"Hoje eu tive um dia de cão, trabalhei que nem um burro de carga". Com certeza você já ouviu alguém dizer isto. Que tal mudar as regras do jogo? E utilizar a sabedoria dos animais, para melhorar o nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho.
A proposta é da terapeuta floral Valéria Wagner, autora do livro 'O Poder dos Animais' – E.Gente. A autora compila os "poderes" básicos representados, pelos animais, baseando-se no xamanismo – magia praticada por índios norte americanos. Por esta ótica, o cavalo representa o poder pessoal, o búfalo a abundância, o cão a lealdade, a onça pintada a conquista do espaço e assim por diante.
Nesta entrevista ao Vya Estelar, Valéria esmiuça o comportamento e as qualidades inerentes a cada animal. Fornece dicas para incorporá-las, com o objetivo de renovar aspectos de suas relações pessoais e profissionais. A autora apresenta um simples exercício para "invocar" a energia representada por cada animal.
Vya Estelar – Como surgiu a ideia do livro?
Valéria – Pesquiso o xamanismo há muitos anos e a ideia surgiu daí. Os índios consideram os animais como símbolos de poder. Você pode precisar da energia de uma formiga para ter paciência, a do coelho para enfrentar o medo ou da coruja para ter uma maior visão. Inclusive estudei As Cartas do Caminho Sagrado – oráculo xamã formado por 44 cartas.
Vya Estelar – Fale sobre a concepção do livro?
Valéria – Neste livro, selecionei 24 animais, demonstrando o comportamento e as qualidades de cada um deles, mostrando como incorporar seus atributos, no cotidiano e no ambiente de trabalho. O livro também pode ser usado como um amigo conselheiro. Você pode se concentrar por alguns segundos e abrir em qualquer página e ler qual a mensagem que estaria respondendo à sua necessidade naquele momento.
Vya Estelar – Você como terapeuta floral, poderia dizer se existe algum tipo de floral para captar a energia de um determinado animal?
Valéria – Este é justamente o tema do meu próximo trabalho. O floral mimulos pode ser usado para auxiliar na luta contra o medo, o que nos remete a imagem do coelho.
Vya Estelar – Fale sobre as qualidades representadas por cada animal em seu livro?
Por Valéria Wagner
Cavalo: poder – Domínio sobre sentimentos e ações
Os índios americanos diziam: "Roubar cavalos é roubar o poder!" Sinta-se com o poder do cavalo. Galope, mas sempre recorde o caminho que percorreu. A sabedoria está em não passar pelas coisas sem entendê-las, mas em conhecer como se chegou até aqui. Tenha poder sobre os próprios sentimentos e desejos.
No cotidiano:
Se algo o assustar, não dê coices sem saber como reagir.
Corra alegremente para as suas metas, nada poderá detê-lo.
Confie em seu poder de liderança.
Búfalo: abundância – Manifestar a fartura por meio da ação correta
É considerado sagrado pelas tribos indígenas. Serve de alimento, abrigo, segurança e proteção, por meio de sua carne, pêlo, couro, chifre e óleo extraído da pele.
No cotidiano:
Liberte-se do medo da falta de bens materiais e da escassez.
Veja em tudo motivo de agradecimento pela abundância.
Em momentos de escassez, surgem as saídas para as grandes crises.
Abra-se para receber.
Borboleta: transformação – Começar sempre algo novo
A borboleta nos ensina a perceber todas as etapas necessárias para uma verdadeira transformação, interna ou externa. Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para casulo e finalmente nasce. Os estágios são importantes para que não se pule de uma fase para outra, sem a devida atenção ao que está sendo feito.
No cotidiano:
Atire-se sem receios a novas oportunidades.
Veja se faz sempre o que se espera de você no ambiente de trabalho.
Mostre como pode-se transformar a todo momento e como se adapta com facilidade.
Apresente uma ideia nova ou novo projeto que transforme sua forma de trabalhar e melhore as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Formiga: paciência – Planejar com tranqüilidade
A força das formigas está na estratégia da paciência. Elas podem planejar com extremo cuidado, habilidade, senso de grupo e união. Formigas são a promessa do sucesso por meio do esforço.
No cotidiano:
Às vezes é importante esperar. Lembre-se da paciência da formiga, que alcança sua meta no momento certo.
Saiba planejar para se sair melhor em seus momentos difíceis.
Observe as pessoas e as situações e espere que elas fiquem mais favoráveis e expostas.
Saiba usar sua força e energia de paciência para o bem do grupo.
Onça-pintada: agilidade, solidão e observação para reclamar seu espaço
Sua agilidade ao lado da capacidade de permanecer estática observando a presa, são aspectos de sua concentração e habilidade física mental e psíquica. As onças são solitárias preferem viver e caçar sozinhas.
No cotidiano:
Observe e saiba a hora certa para correr por seus objetivos.
Observe se seu desejo de solidão é adequado ao que necessita fazer e planejar ou se mostra excessivo, por medo de relacionamentos.
Confie na sua capacidade de ir muito além do que lhe é pedido. Observe com cautela os movimentos em seu trabalho.
Coelho: medo – Mover-se além da estagnação do medo
Contam as histórias indígenas, antigamente os coelhos não tinham medo. Com o passar do tempo, foram ficando tão temerosos de tudo. Começaram a chamar a atenção de seus predadores, que com facilidade os capturavam.
No cotidiano:
Preste atenção às oportunidades que a vida lhe mostra.
Corra para elas e saiba que pode realizá-las, se não se deixar paralisar por dúvidas inúteis.
Não se mostre e nem se ponha em evidência desnecessariamente.
O medo paralisa e impede o fluir da vida. Encontre alguma forma de relaxamento: andar, respirar, tomar sol, buscar auxílio através de terapia ou dedicar-se ao lazer. Perceba como tudo isso ajudará a desatar os bloqueios que o impedem de se realizar em suas tarefas.
Urso: introspeção – Encontrar as respostas dentro de nós mesmos.
Depois de atividades e lutas pela sobrevivência, o urso entra na caverna e hiberna, digerindo as experiências por um ano.
No cotidiano:
Quando muitas ideias diferentes tomarem conta de sua cabeça, procure se acalmar e deixe para resolver mais tarde.
Se existir confusão, a decisão também será confusa. Em vez de tentar com aflição ler em algum lugar, a reposta de que tanto precisa, deixe a intuição funcionar.
A verdade que você procura vai aparecer.
Antes de dormir, peça que lhe seja mostrado em sonhos, o insight de que precisa, para resolver algo que está lhe desgastando.
Beija-flor: alegria – Encontrar entusiasmo em tudo que fazemos
Os beija-flores parecem ter a vibração mais alta da Natureza. Transmitem alegria e entusiasmo.
No cotidiano:
Encontre e invista em algo que o deixe realmente feliz. Leve a alegria aonde estiver. Observe que você pode e deve tirar a negatividade de um momento de crise ao seu
redor.
Águia: deixar a alma voar acima das emoções do cotidiano
A águia nos ajuda a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e ojetividade.
No cotidiano:
Reconecte-se com sua sabedoria intelectual, buscando no racional a solução que o emocional não está conseguindo lhe oferecer.
Desenvolva uma visão mais ampla e não se apegue aos pequenos detalhes do cotidiano. Enxergue além.
Lobo: o professor – Compartilhar o conhecimento
Para os povos indígenas, o lobo é o mais fiel dos animais. O símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas ideias e projetos. Quando este animal nos chega, em símbolos e imagens, é hora de saber que podemos governar nossas vidas.
No cotidiano:
Compartilhe o conhecimento com o mundo, como um professor carinhoso e paciente.
Tenha coragem de percorrer novos caminhos. Sejam eles externos ou internos. Está na hora.
Como vivenciar internamente a energia dos animais
Valéria – Coloque um CD com uma música que lembre a natureza ou os ruídos dos animais. Feche os olhos, com uma respiração nasal, calma e tranqüila, numa posição confortável, deixe sua mente ir se aquietando. Naturalmente, vai "aparecer" um animal em sua mente. Este animal, com certeza, será o "animal" que você está precisando naquele momento. A partir de então, pense nas qualidades que este animal representa para você e de que forma você pode incorporá-las no dia-a-dia. É fundamental que isto seja feito com a maior naturalidade possível.
Outra forma, de conectarmos com as propriedades do animal de poder, é mantermos perto de nós, suas representações na forma de um objeto, foto ou gravura.
Mundo Animal
Tartaruga = esperar o momento certo
Cobra = libertar-se de ideias antigas
Cachorro = ser fiel aos ideais
Tatu = definir fronteiras
Coiote = saiba rir da própria seriedade
Papagaio = refletir melhor
Jacaré = aceitar os fins, alegrando-se com novos começos
Porco-espinho = acreditar em seu processo e em você mesmo
Esquilo = guardar só o que for preciso para crescer
Cisne = buscar a beleza interior
Guaxinim = manter sigilo nos ajuda nas transformações
Coruja = ver o que os outros não percebem