Namorar uma garota, mas flertar outras… Há razão para sentir culpa? Esse comportamento faz parte do seu repertório, caro leitor que enviou esta pergunta, e não é por que você está namorando, que ele vai desaparecer automaticamente. Saiba como lidar com essa situação;
E-mail enviado por um leitor:
“Estou namorando uma garota maravilhosa há poucos meses, ela preenche bastante minhas expectativas. No entanto, quando recebo cantadas de uma mulher atraente ou estou em uma situação muito favorável para flertar… isso me desconcerta, me gera um conflito, meu coração acelera… há uma tensão, e uma certa dor… ou sofrimento nisso… Será que gosto mesmo da minha namorada como penso? Será que sou imaturo afetivamente? Você pode me ajudar? Muito obrigado!”
Resposta: Em geral, escolhas implicam em renúncias. Mas essas renúncias, na cartilha romântica, tentam vender um radicalismo, que além de não ser necessário, não é saudável. Ninguém quer namorar para se sentir prisioneiro.
Namorar uma garota mas flertar outras
No seu caso, vale a pena estabelecer um limite entre flertar e se envolver. Você, como homem, acostumou-se a olhar as mulheres com cobiça e desejo. Esse comportamento faz parte do seu repertório e não é por que você está namorando que ele vai desaparecer automaticamente. Mulheres bonitas e atraentes continuarão a chamar sua atenção, mas isso não quer dizer que você é imaturo ou que não gosta o suficiente de sua namorada. Quer dizer apenas que você gosta de olhar para mulheres atraentes. Como qualquer homem.
É claro que você não deve fazer isso ostensivamente estando comprometido. Afinal, discrição e respeito são mandatórios em qualquer relação. E, certamente, estando acompanhado de sua namorada, sua atenção deve, antes de mais nada, estar voltada para ela. Afinal, atenção e escuta são fundamentais para que seu relacionamento se aprofunde e você adquira mais segurança em relação aos seus sentimentos por sua namorada.
Se, porém, você sentir que flertar acaba sendo mais atraente do que namorar, está na hora de rever seus objetivos. O flerte é a preparação para algo mais profundo, mas para muitos ele pode ser um fim em si. Se você, ao olhar para o seu interior, entender que o desafio do flerte é muito mais estimulante do que a segurança do namoro, talvez você tenha que dar marcha à ré e se permitir flertar com muitas até que a necessidade de calmaria venha à tona.
Lembre-se também que admirar o que é belo faz parte da natureza humana. Muitos casais se permitem compartilhar essa admiração com cumplicidade: “olha que moça bonita” ou “que homem lindo”. Essas frases podem ser ditas sem segundas intenções por casais que se propõem a dividir suas ideias e observações. E, quando ditas espontânea e abertamente, podem até “temperar” uma relação.
Assim, viva seu relacionamento amoroso de forma espontânea sem se sentir aprisionado por ideias de que quem namora deve cortar relações com o mundo. Pessoas se olharão, sentirão admiração e serão admiradas no contexto social. Faz parte do jogo.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.