por Roberto Shinyashiki
Você precisa trabalhar para promover o seu produto, o seu serviço, a sua capacidade de resolver problemas para seus clientes.
De nada adianta você ser o melhor profissional e ter o melhor produto, as melhores soluções, se ninguém souber disso.
Você precisa mostrar quais são as vantagens que você oferece e por que é melhor contratar você e não outra pessoa.
Existe um conceito do qual gosto muito, introduzido pelo especialista em marketing Al Ries, autor do livro “Horse Sense” e de muitos outros best-sellers e um excelente palestrante. Ries diz: arrume bons cavalos.
A ideia é a seguinte: você precisa ser um bom jóquei, mas, além disso, você precisa ter bons cavalos que o levem de um ponto a outro de modo certeiro e rapidamente.
Você precisa ser competente, mas tem de ter pessoas e recursos para ajudar você a chegar onde pretende.
Isso não quer dizer que você vai usar as pessoas para atingir os seus objetivos, mas sim que você vai se assessorar de pessoas que possam contribuir para o seu sucesso. Em contrapartida, você vai dar a sua contribuição pessoal para essas pessoas, numa troca justa, numa parceria desejável de ambas as partes.
De nada adianta você ser um bom jóquei sem ter um bom cavalo.
Um cavalo pode ser uma pessoa, uma empresa, um contato, um produto ou até uma boa ideia que promovam a sua maneira de trabalhar e a sua capacidade de apresentar soluções para os problemas de seus clientes.
Por exemplo, meu livro “A carícia Essencial” foi um cavalo imenso e maravilhoso, pois abriu muitas portas e oportunidades na minha carreira.
Outro cavalo sensacional que tive foi um psicanalista chamado José Ângelo Gaiarsa. Eu era da equipe dele e, como ele era muito reconhecido no campo da Análise Transacional, isso me levou a grandes conquistas nessa área.
Não basta você ser o melhor na sua profissão. Você precisa deixar que as pessoas saibam disso. Por isso é tão importante que você invista no seu marketing pessoal. Por isso é tão importante que você se associe a pessoas de qualidade e que possam levá-lo aonde você quer chegar.
Analise quem são seus cavalos. Eles não precisam ser obrigatoriamente pessoas ricas e famosas, mas sim gente que o ajude a atingir seus objetivos: uma equipe de vendas eficiente, uma agência de palestrantes com boa reputação, bons contatos, colaboradores competentes, publicar um livro de sucesso, são excelentes cavalos para um ótimo profissional que queira conquistar o seu espaço.
Quem são os seus cavalos? Eles estão realmente levando você aonde você quer ir?
Pense sobre isso e aja para ajustar o que for necessário para conseguir o sucesso que você deseja.