por Roberto Santos
"Como me sair bem nessa entrevista e ser aprovado?"
Resposta: Não há dúvidas que para se preparar bem para uma entrevista ou dinâmica de grupo o ideal é conhecer o cargo ao qual está concorrendo e de preferência os requisitos que a empresa está associando à vaga. É de se estranhar que a empresa não forneça essa informação na etapa de recrutamento.
Assumo que você tentou obter essa informação conversando com a pessoa responsável pela área de seleção e teve uma negativa, caso contrário, contate-os para perguntar.
Outra pista para se preparar, é sua própria experiência, conhecimentos e habilidades, pois é mais provável que você esteja sendo considerado para desempenhar atribuições similares àquelas de seu currículo.
Por último, você pode considerar que nessa entrevista coletiva os selecionadores querem avaliar atributos pessoais que valem para a empregabilidade geral para qualquer cargo ou empresa.
Sucesso para conseguir emprego e se manter nele depende de três fatores
Segundo estudos da Hogan Assessment Systems sobre o tema, há três características básicas que determinam o sucesso para se conseguir um emprego e, principalmente, se manter nele: autocontrole emocional, conscienciosidade e foco no cliente.
Primeiro, as empresas procuram pessoas que conseguem manter o equilíbrio emocional em situações normais e aquelas de estresse e pressão, que consigam se restabelecer depois de uma derrota ou frustração, para perseverar em seus objetivos e projetos.
Segundo, viver em uma comunidade, como a empresa, requer políticas, procedimentos, normas e regras, tanto as escritas como as informais que definem a cultura da organização. Há pessoas mais abertas, disciplinadas e propensas a respeitar e seguir as regras e cumprir os processos designados para realização de suas tarefas. Essas são aquelas pessoas que não trazem problemas e dores de cabeça para os chefes.
E terceiro, pelo mesmo motivo de vivermos em grupos e comunidades, as habilidades interpessoais para nos relacionarmos de forma positiva com os clientes externos e internos, são ingredientes essenciais para a convivência positiva, saudável e produtiva no ambiente de trabalho. Empatia, capacidade de escuta autêntica, tato, sensibilidade e diplomacia são alguns dos atributos que as empresas buscam em seus candidatos.
Ao se preparar para essa ou qualquer entrevista como a que descreve, você deveria refletir sobre seus pontos fortes e fracos nesses atributos e se planejar de como transmitir que tem essas características positivas e quais que você ainda está em processo de aperfeiçoamento, pois ninguém é perfeito. Ao assumirmos nossos pontos fortes e nossas oportunidades de melhoria, conseguimos nos destacar daqueles que tentam parecer perfeitos e acabam parecendo falsos. Boa sorte!