Não sinto vontade de beijar meu namorado, nem selinho

E-mail enviado por uma leitora:

“Estou num namoro há dois anos e sou doida pela personalidade do meu namorado. Ele é um doce de pessoa, muito carinhoso e atencioso. Sempre senti muita atração por ele. Nossas relações melhoraram com o passar do tempo e sempre tive bastante desejo por ele. O que está me incomodando é que não sinto vontade de beijá-lo na boca, tipo um selinho. Eu gosto de beijar na bochecha, na testa e tudo o mais, mas quando é na boca… Não sinto essa vontade. Estou preocupada, isso é normal?”

Continua após publicidade

O beijo é um indicador importante para qualquer relacionamento. Dizem teorias que o beijo, o olho-no-olho e o abraço apontam sempre como está a interação entre o casal.

No dia a dia dos relacionamentos, observamos diferentes formas das pessoas demonstrar sua intimidade. Simples manifestações como andar de mãos dadas, abraçadas ou simplesmente caminhar lado a lado deixam de acontecer, sem que entendamos muito bem o porquê. Mais cedo ou mais tarde o par vai se dar conta, sentir falta e reclamar que isso não está bom no relacionamento.

O beijo é especificamente importante, pois possui uma interação que vai de uma intimidade mais sutil a uma mais profunda.  Junto com o beijo vem a possibilidade de aproximação física.

Têm pessoas que com o passar do tempo deixam de beijar e acham que está tudo bem. Cuidado, o beijo é altamente revelador em todos os aspectos do relacionamento. É preciso que se avalie bem quando ele deixa de acontecer, principalmente se não existem estímulos aversivos, como por exemplo, o mau hálito; o que pode ser delicado e constrangedor para o par. Entretanto, é inevitável abordar tal questão. Se isso for um fator impeditivo da ocorrência do beijo, pode provocar um distanciamento.

Continua após publicidade

Cada relacionamento tem suas características de manifestação, que vão sendo construídas ao longo do tempo e sendo aprimoradas com o amadurecimento das partes e do próprio convívio.

Levando todas estas questões em consideração, não há contraindicações para o beijo.

Não economize beijo, sempre que tiver vontade use-o; esteja sempre receptiva ao beijo, pois você pode ser surpreendida com o seu efeito. Ame e seja amada(o), beije, olhe nos olhos, abrace com intensidade, estes podem ser passos simples que reacendem bons sentimentos e ternura no relacionamento. No próximo post, falarei por que parte dos casais perde o interesse pelo beijo.   

Continua após publicidade