Por Roberto Santos
Alcançar a tão almejada carreira de sucesso depende de diversos fatores. É preciso ter determinação, garra e dedicação para lutar por esse objetivo. Mas, infelizmente, nem tudo está em nossas mãos e, no meio do caminho, podem surgir pessoas e situações que aumentem o grau de dificuldade para atingir seus objetivos de carreira. Um profissional iniciante, por exemplo, depende muito do apoio do seu gestor para desenvolver suas habilidades e aperfeiçoar seu talento. E, muitas vezes, esse apoio tão importante do gestor é inexistente e, se você quiser crescer, vai precisar de outros meios que o ajudem a obter uma carreira de sucesso.
Pensando nos profissionais que não têm o apoio dos seus líderes para crescer profissionalmente, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Acompanhe:
Em primeiro lugar, não se deixe intimidar
Durante sua carreira, o que você vai mais encontrar são pessoas que não se importam com os seus objetivos profissionais por diversos motivos que, sinceramente, não têm muita importância. É importante ter em mente que você é o principal responsável pelo seu sucesso. É você que está sentado no banco do motorista, manejando a direção de sua carreira. Outras pessoas podem influenciar sua carreira positiva e negativamente? Sim. Mas, antes de tudo, saiba que se você vai atrás de seus objetivos, é um profissional honesto e procura dar sempre o seu melhor, as chances de obter sucesso profissional são muito maiores.
Identifique quem pode impedir que você cresça
É seu chefe que não lhe dá novas oportunidades e desafios a fim de por à prova suas habilidades? É um colega de trabalho que não compartilha informações e recursos que você precisa para fazer seu trabalho? Antes de traçar um plano para impedir que essa pessoa atrapalhe sua carreira, faça um balanço. Avalie a situação e tenha a certeza de que sua suposição é verdadeira. Se for, pense duas vezes se essa pessoa pode mesmo impedir que você cresça dentro da empresa e se ela faria isso. É importante avaliar esses fatores com cuidado para não acreditar em suposições erradas e acabar se sabotando ou criando uma animosidade e conflitos interpessoais que também são prejudiciais ao seu desempenho e sua reputação. Algumas pessoas podem reagir de forma exageradamente desconfiada como forma de se defender de ameaças que podem ser imaginárias.
Se esta pessoa for seu chefe e você acreditar que o apoio dele(a) fará toda a diferença na sua carreira, é interessante considerar ter uma conversa franca para expor seus pensamentos e pedir que ele(a) o ajude a atingir seus objetivos profissionais. Seja sincero, fale sobre suas expectativas, fale sobre seu desejo por novos desafios e demonstre interesse em continuar contribuindo para o crescimento da organização. Tente mudar a situação e colocá-la a seu favor.
Se você acha que a situação está prejudicando sua carreira, é hora de tomar uma atitude
Se você chegar à conclusão de que a situação é irremediável, talvez seja melhor pensar em buscar novas oportunidades de trabalho em outro lugar. Muitas vezes, abrir mão de um emprego é necessário para dar aquele “UP” que precisamos na nossa carreira. Novos desafios, novas pessoas e novos ares são altamente positivos para renovar nossa motivação e dar um novo rumo à carreira, mesmo com os mesmos objetivos profissionais que o fizeram dar o primeiro passo.
Fonte: www.revistadorh.com.br