por Sonia Corazza
Hoje quero falar sobre ingredientes cosméticos que estão na “mira do pênalti”, sendo excluídos como opção de escolha nos produtos, pois atualmente as pesquisas científicas mostram que são danosos à saúde. Vou falar sobre os parabenos.
Parabenos: o que são?
Conservantes, para garantir o prazo de validade do produto, evitando a contaminação microbiológica
Tem sinônimos?
Como achar no rótulo? Ethyl paraben, Methyl paraben, Propyl paraben, Butyl paraben, Isobutyl paraben
Para que servem? Evitar a contaminação microbiológica com patogênicos, bactérias e fungos causadores de doenças.
São regulamentados pela Anvisa? Sim, apesar destas constatações recentes sobre os danos ao ser humano, ainda são permitidos.
Por que fazem mal?
Segundo pesquisas conduzidas por entidades científicas, que são referência mundial, são danosos ao sistema imunológico, são alergênicos e agem como desreguladores endócrinos (alteram o sistema hormonal).
Quais são os bons substitutos?
Eu amo a combinação de dois agentes antimicrobianos bem seguros, que são encontrados no rótulo do seu cosmético com esta denominação:
GLUCOONOLACTONE e SODIUM BENZOATE
Pessoal, sei que ler estes nomes químicos pode não ser agradável, são denominações complexas e difíceis de entender, mas saber o que existe dentro do frasco que você aplica no seu corpo e fica em contato com sua pele e cabelo 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante toda a sua vida, é questão de saúde.
Leia o rótulo!