Numa relação em crise é possível um só estar descontente?

E-mail enviado por uma leitora:

“Quero pedir separação, mas sempre que quero falar, me falta coragem. Meu casamento já acabou faz tempo, só ele não percebe porque se acha o melhor marido do mundo.”

Continua após publicidade

Resposta: A consciência de crises no relacionamento podem perfeitamente ser mais claras para um dos envolvidos do que para o outro. Parece ser seu caso. Vamos tentar entender por que isso pode estar acontecendo.

Se você está sem coragem para pedir a separação, certamente não deve ter sido muito corajosa para ir apontando para ele, aos poucos, as coisas que estavam incomodando você no casamento, certo? Ou, se apontou, pode não ter dado ênfase suficiente para que ele entendesse que você estava falando sério, e não apenas desabafando.

Primeira atitude

Assim, a primeira coisa a ser feita é sinalizar, com ênfase, aquilo que incomoda você e propor alguma mudança como condição para que a relação continue. Isso dará a oportunidade para que os dois revejam a relação e tentem levá-la a um novo equilíbrio.

Continua após publicidade

Você diz que seu marido se acha o melhor marido do mundo. Por quê? O que ele faz pela relação? O que ele faz por você? Às vezes, a pessoa pode entender, por exemplo, que chegar em casa todo dia, colaborar nas despesas, e ir a eventos sociais ou viajar com a esposa é o suficiente. Mas casamento é muito mais do que o que está na cartilha.

Casamento depende de quê?

Casamento depende de uma sintonia entre os parceiros que tem que ser descoberta por eles mesmos e aos poucos. Pode ser que, embora ele cumpra bem o papel de marido, não esteja cumprindo o papel de companheiro. Assim, essa troca tem que ser entendida e trabalhada para que o casamento tenha alguma chance de vingar.

Continua após publicidade

Separação motivação

Pense também no porquê da sua vontade de se separar. Seu marido mudou ou sempre foi assim? Você mudou? O marido que antes supria suas necessidades não supre mais? Casou por curiosidade ou medo de ficar sozinha? Enfim, se você quiser mesmo pedir a separação tem que estar bem consciente dos motivos que a levam a isso. Caso contrário, seu marido não vai acreditar que sua intenção seja séria. E vai continuar se achando o melhor marido do mundo. Que ele até, talvez seja. Mas ele tem que entender que não é o melhor marido do mundo para você.

Peça um feedback ao seu marido sobre você

Tente também fazê-lo falar das coisas que ele gosta e das que ele não gosta no seu comportamento como esposa. Certamente, mesmo que ele não se queixe, você pode não ser, para ele, a esposa perfeita; deve ter seus defeitos que provocam nele algumas frustrações. Quando você falar dos comportamentos dele que não lhe agradam, abra espaço para que ele fale dos seus, para que a conversa entre vocês não se reduza a rotular vilões e mocinhos, mas pondere prós e contras de duas pessoas tentando se entender melhor.

Tudo isso é importante para a tomada de decisão com relação ao casamento. É esse movimento de conscientização que dará a você a coragem para se separar ou ajudará você a enxergar, não um “melhor marido do mundo”, mas um marido com quem ainda é possível conviver de modo saudável e equilibrado.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.