Da Redação
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças.
Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo. “Uma alimentação saudável, variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo”, complementa.
Para facilitar na hora de montar o seu prato ou ir ao supermercado fazer compras, saiba quais são os nutrientes contidos em cada grupo de cores e em que eles ajudam na saúde.
Alimentos de cor verde
Vegetais folhosos, espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
Alimentos de cor amarela e laranja
Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.
Alimentos de cor vermelha
Tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm lipoceno, substância que age como antioxidante. Mas recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea.
Alimentos de cor branca e amarela
Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos de cor marrom e bege
Aveia, nozes, castanhas e cereais, possuem fibras e vitaminas do complexo B. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Alimentos de cor roxa
Uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.