por Sonia Corazza
Você sabia que o Brasil tem na produção cafeeira a maior cooperativa de cafeicultores do mundo?
E adivinha a melhor, o café pode fazer muito pela sua beleza.
O grão de café possui uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, cafeína e em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, que são seus principais compostos bioativos.
Os compostos fenólicos são potencialmente quimioprotetores em diferentes sistemas químicos e biológicos, devido à sua atividade antioxidante e capacidade de modular a atividade de uma variedade de enzimas e receptores celulares.
Poder do café
– Derivados de café na pele agem como antioxidante e evitam o envelhecimento precoce.
– Os polifenóis do café verde são agentes coadjuvantes na proteção solar.
– Ativos do café agem reduzindo a gordura localizada e celulite.
Nos cabelos os derivados do café protegem contra o ressecamento, doam brilho e evitam o desbotamento.
E a ingestão de café?
Existem inúmeros trabalhos científicos mostrando que o ácido clorogênico extraído do café verde é maravilhosos para diabéticos. Em estudo com ratos obesos, hiperlipidêmicos (com excesso de gordura) e resistentes à insulina, o ácido clorogênico reduziu significativamente a resposta glicêmica à sobrecarga de glicose.
Os derivados de grãos de café verde usados para avaliar o efeito na redução de peso e metabolismo lipídico em ratos, verificou que os animais alimentados com dieta padrão, acrescida de tais compostos, apresentaram redução de peso, da gordura visceral e dos triglicérides hepático e sérico. Isso indica que o extrato de café verde, rico em ácido clorogênico, pode inibir o ganho de peso e o acúmulo de gordura, dificultando a absorção de lipídios e ativando seu metabolismo hepático.
Vamos valorizar o que é nosso e investir no café do Brasil!