por Jou Eel Jia
Segundo a ciência, o mecanismo de formação de memória se dá através de um estímulo emocional forte. Então o estimulo emocional é importante no processo de formação da memória.
Na MTC a energia do rim em sua essência (o jing), se esvai com as oscilações emocionais. Ou seja, há um comprometimento do jing o que começa a gerar a falta de memória.
Um exemplo clássico é quando você encontra alguém e sabe exatamente o que ele faz, quem ele é, mas simplesmente não consegue lembrar de seu nome. Assim como também um lapso de memória faz você esquecer até a senha bancária.
Para se ter uma memória ativa a recomendação é:
– Reduzir as oscilações emocionais, pois isso provoca maior dispersão da mente;
– Manter o foco mental e trabalhar com exercícios de concentração ajuda a evitar a falta de memória, ou que ela falhe. Um exemplo de exercício seria focar uma flor e avaliar todos seus aspectos: cores, cheiro, forma…; ou ainda focar uma imagem sagrada (foco externo); como foco interno você pode focar sua respiração; simplesmente prestar atenção no ar que entra e sai;
– Exercícios físicos moderados e meditação ajudam e muito a manter a memória ativa;
– Leitura constante e exercícios que estimulem as imagens mentais ajudam a manter nossa memória ativa. O exercício com imagem mental é o de planejar o dia por exemplo. Antes de se levantar da cama, mentalize tudo o que pretende fazer durante o dia, realmente criando imagens para as supostas situações. E no final do dia ao deitar em 5 minutos (ou mais), você poderá mentalizar as imagens de tudo que se passou durante o dia e comparar com a imagem criada pela manhã.