por Jou Eel Jia
O mau hálito ou halitose muitas vezes é provocado pelas bactérias que formam placas na gengiva ou por alguma mudança de PH no tubo digestivo alto. Para a Medicina Tradicional Chinesa existem fatores externos e internos que podem causar mau hálito. Trata-se de um processo multifatorial.
Fatores externos
Destacamos a alimentação, embora uma higiene bucal malfeita seja um fator também preponderante
Alimento rico em gordura, carne vermelha e frituras podem provocar a mudança de energia do BP (Baço Pâncreas) causando halitose.
Doces, chocolate, açúcar e farináceos de modo geral, também provocam alterações do BP (Baço Pâncreas).
Fatores internos
São alterações no fígado, ou seja, oscilações emocionais que levam a uma descarga de energia sobre o BP (Baço Pâncreas), alterando assim a capacidade de processamento desse órgão.
A energia do BP (Baço Pâncreas) alterada leva à formação de turvacidade e gera calor interno no estômago. Isso leva à acidez causando halitose.
Outro tipo de alteração que pode contribuir para halitose é a infecção de vias áreas crônicas como rinite, sinusite, etc.
Doenças crônicas levam à diminuição da energia do rim e isso também gera halitose.
Existe também a síndrome mista ou iatrogênica que é devido ao uso prolongado de antibióticos ou anti-inflamatórios que também podem levar a esse quadro.
Como tratar do mau hálito?
O tratamento recomendado seria uma dieta saudável evitando a mistura de massas e carne e ter uma dieta rica em verduras e legumes.
Levar uma vida menos estressante e um bom hábito de higiene bucal é fundamental para combater a halitose.