O que acontece com a pele com o passar do tempo?

Vamos falar sobre o que acontece na pele, com o passar dos anos, na vida adulta, para entender melhor o que é possível fazer para mantê-la com saúde e bom aspecto. São 4 as principais mudanças biológicas; veja como os cosméticos podem ajudar.

1 – Menor hidratação

A hidratação da pele depende diretamente da difusão e retenção da água em toda a sua estrutura e diminui muito com o envelhecimento. Como a água contida dentro da pele se liga às proteínas que existem para manter sua estrutura, com a perda da hidratação também acontecem mudanças nas propriedades mecânicas e estruturais, que alteram suas características. Ressecamento, descamação, menor elasticidade, formação de rugas e até a perda do volume facial. Toda a arquitetura da pele muda.

O que você pode buscar em produtos cosméticos:

Agentes ultra-hidratante, como a Pro vitamina B5, Ácido Hialurônico, além do inovador tapete de microrganismos que vivem em um ecossistema único, nas bordas do atol da Polinésia Francesa, que tem a capacidade de hidratar rapidamente a pele, evitando sua descamação (nas fórmulas cosméticas vai aparecer com a denominação Alteromonas Ferment Extract).

Continua após publicidade

2 – Enfraquecimento da função de barreira

A má hidratação altera a função de barreira da pele, deixando-a mais vulnerável ao estresse interno e externo. A ruptura dessa barreira de proteção é muito importante porque está associada à irritação e inflamação da pele. Portanto, com o passar do tempo há uma maior chance de acontecer processos de sensibilidade cutânea, como irritação, coceira, vermelhidão e todas as manifestações de desconforto.

O que você pode buscar em produtos cosméticos:

Ativos anti-irritantes e calmantes, como alfa-bisabolol e o extrato da tamareira, cujo nome botânico é Phoenix Dactylifera, que reduzem a vermelhidão e desconforto da pele.

3 – Maior oxidação

A pele possui defesas antioxidantes naturais que podem transformar as espécies reativas de oxigênio em moléculas inofensivas. Mas infelizmente essa atividades diminui com o envelhecimento. E assim a produção desequilibrada de radicais livres afeta a estrutura e a função dos lipídios, gordura natural presente na membrana das células e nas proteínas da matriz extracelular. A radiação solar é um grande agente que alavanca a produção desses radicais livres.

O que você pode buscar em produtos cosméticos:

Agentes antioxidantes, como o Licopeno, Vitamina E, Retinol e outros carotenoides, Ubiquinona (CoQ10) e Tocoferois naturais.

4 – Dano e reparo do DNA

O envelhecimento também pode afetar o DNA, gerando danos que impedem sua replicação exata durante a divisão celular ou introduzindo mutações que aceleram ainda mais o processo de envelhecimento. Novamente aqui entram os danos causados pela exposição aos raios ultravioleta, associados ao fotoenvelhecimento da pele.

O que você pode buscar em produtos cosméticos:

O polissacarídeo denominado Saccharomyces cerevisiae , que é extraído por processos biotecnológicos do fermento usado para fazer pão, reforça as defesas naturais da pele, protege contra os danos desencadeados pela radiação UV e acelera sua reparação e cicatrização.

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

Continua após publicidade