O que acontece comigo? Surto, expludo, gargalho e choro

Essa alternância entre  agressividade e choro parece refletir um grande descontrole emocional

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Quando alguma coisa dá errado, quero arremessar coisas, bater em algo, fazer barulho. “surtar”. Eu quero gritar muito, nem consigo descrever isso direito. Mas quando eu posso fazer isso, eu começo a gargalhar assim do nada. Ao mesmo tempo, meus olhos começam a lacrimejar; é difícil, eu começo a chorar muito. Às vezes parece algo normal. Não sei explicar, parece automático, é estranho, nem sempre fui assim. As pessoas costumam dizer que eu sou muito explosiva. Mas enfim, eu queria entender por que começo a gargalhar por alguns segundos e com os olhos marejados, e depois paro, ai depois volta de novo. Quando não posso quebrar algo, bater, gritar… isso é frustrante.”

Resposta: Com essa variedade de alterações de comportamento, sem dúvida, algo de estranho está acontecendo com você!

Essa alternância entre agressividade e choro parece refletir um grande descontrole emocional, que pode ter origem tanto biológica quanto psicológica ou ambas.

Existe um velho diagnóstico que até já foi abandonado pela psiquiatria, mas que eu ainda acho muito válido, que é a DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA. Este quadro se apresenta como uma “epilepsia emocional” e pode ser diagnosticado em um exame de eletroencefalograma. Pois é isso que parece e seria muito bom você consultar um médico e ver se é isso mesmo!

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor