por Jou Eel Jia
QI em chinês significa energia, GONG é técnica. Assim, trata-se de uma técnica para gerar e circular o Ch’i, que é a energia do corpo, através de uma série de exercícios acompanhados de respiração.
A pessoa aprende a sedimentar a energia do corpo, melhorando sua função fisiológica.
Tipos de energia:
1º) Energia Adquirida
É também conhecida como Energia do Céu Posterior é a face de contato da Energia Essencial com o organismo, pois atua a partir do meio ambiente e é assimilada basicamente pela respiração (Quing Ch’i ou Ch’i Cósmico) e pela alimentação (Ch’i dos Alimentos ou Ch’i Telúrico).
2º) Energia Cósmica ou Ch’i Cósmico
Provém da atmosfera, sua incorporação pelo organismo é profundamente influenciada pelo ambiente. Sofre influência do tipo de terreno, localização, altitude, fases do ciclo lunar, período do dia, mês, ano. Por exemplo, a altitude: em regiões montanhosas o ar seco e mais rarefeito reduz a aceleração do Qui proporcionando a purificação da mente e espírito. Assim, desenvolve a energia da consciência.
Por outro lado, as regiões próximas ao mar, com muita umidade, aumentam a aceleração do Qui beneficiando as atividades físicas. Também sofre influência da qualidade do ar, ambiente e poluição.
As influências do ciclo lunar podem intervir na modificação de fluidos e humores corpóreos. Os antigos filósofos chineses concluíram que captamos essa energia da atividade astral através da pele e respiração.
Essa técnica é aplicada a pessoas aptas a desenvolverem um exercício ativo, o paciente participa de seu tratamento assumindo a responsabilidade em praticar e assim melhorar sua energia e consequentemente a saúde.
Casos de dores de cabeça, rinite e falta de disposição são rapidamente revertidos com a prática regular de QI GONG.