Da Redação
Que atire a primeira pedra quem nunca pegou uma calculadora e fez contas para tentar definir qual a melhor frequência de ida ao supermercado. Semanal ou mensal?
Não existe uma resposta exata para essa dúvida que paira na cabeça. E isso ocorre simplesmente porque fatores como renda e necessidades específicas de cada consumidor influenciam muito na decisão de compra.
E para ajudá-lo nessa decisão, Alan Ávila, diretor de uma operadora de cartão selecionou três vantagens e três desvantagens de cada tipo de compra para que você possa avaliar o que se encaixa melhor na sua rotina. Confira:
Compras semanais
Vantagens:
1. Produtos frescos
Alimentos como carne, frutas e verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento próxima são menores.
2. Comparação de preços
Com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles.
3. Foco no que realmente é necessário
Como o número de visitas ao mercado é maior fica mais fácil saber o que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios.
Desvantagens:
1. Mais tempo dedicado às idas semanais ao mercado fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas.
2. Tentações: fica mais difícil resistir a tentações com o carrinho vazio.
3. Menos desconto: como a compra será feita em menor quantidade, as promoções para compras de vários itens do mesmo produto acabam sendo perdidas.
Compras mensais
Vantagens:
1. Descontos
Como é necessário comprar produtos para estocar é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível aproveitar as promoções de um atacado.
2. Poupa tempo
Como a ida ao supermercado é apenas uma vez ao mês, ganha-se um tempo considerável para desempenhar outras atividades.
3. Melhor planejamento diário
Como já se sabe o que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar em repor o estoque.
Desvantagens:
1. Diminuição do poder de pesquisa
No geral, as compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja possível comparar os preços em outros estabelecimentos.
2. Desperdício
A probabilidade de comprar quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos acabem estragando ou não sendo utilizados.
3. Poucas ofertas
A visita mensal oferece menos acesso às promoções semanais e ofertas-relâmpago.