O Sol é um dos símbolos mais importantes na interpretação do Mapa Natal
Ele atua como o coração do mapa, mostrando a nossa alma, o ego, o herói que mora dentro de cada um de nós. Através de seu estado cósmico podemos analisar o potencial de nossa essência, de nosso brilho, a necessidade pessoal de independência, reconhecimento e realização.
Além de tudo, temos que lembrar que o Sol é o astro que ilumina todo o nosso sistema, levando energia e promovendo a vida por meio de seus poderosos raios.
Não há vida sem luz…
Veja então a magnitude de sua força e impacto em nossa história de vida.
Mas, afinal o que é o ciclo solar?
Quando olhamos para um mapa, seja ele natal ou de um determinado evento, vemos uma imagem estática, que corresponde, de forma simbólica, a uma foto instantânea do céu naquele momento.
Imagem: o gráfico do mapa representa uma “foto do céu” no momento do nascimento
Os planetas, no entanto, não são estáticos e continuam, cada um em seu ritmo, orbitando no céu. É o que chamamos de Trânsitos Astrológicos.
Plutão, o planeta mais distante, tem o passo mais lento, chegando a levar cerca de 250 anos para dar a volta toda no zodíaco e a Lua, por sua vez, faz este mesmo circuito em apenas 28 dias.
Entre este planeta distante e o satélite natural da Terra, temos todos os outros planetas que transitam em seus passos característicos.
O Sol se movimenta percorrendo todo o zodíaco no período de 12 meses.
Anualmente ele faz esta volta retornando ao mesmo grau em que estava na data do seu nascimento, o que consiste no seu “Aniversário anual”. Para este momento em que o sol completa a sua “revolução” voltando ao grau natal, desenhamos um novo mapa que irá apresentar o clima e cenário principal durante o seu novo ano.
É o que chamamos de Revolução Solar.
Todos os demais planetas têm a sua revolução, no entanto a revolução solar é a mais conhecida e usada nas técnicas de interpretação das tendências do ano. A sua análise pode ser feita anualmente e é uma excelente ferramenta para quem está buscando orientação e direcionar sua energia para o período de um ano a partir do aniversário.
A análise da Revolução Solar requer a ajuda de um astrólogo, e pode ser feita em conjunto com outras técnicas astrológicas muito assertivas que complementam esta leitura de forma abrangente, como as progressões diretas, as lunações e os trânsitos planetários, que poderei descrever melhor em outro post, para este não ficar muito extenso.
Imagem: a Revolução Solar é um mapa calculado anualmente a partir do grau em que o Sol se encontrava no momento do nascimento
E o ciclo solar?
Além do mapa da Revolução, que é gerado para a data de aniversário anual de cada indivíduo, podemos também observar e analisar todo o percurso do Sol, conforme ele se movimenta passando pelas casas do seu Mapa Natal.
Chamamos este percurso de trânsito do Sol ou ciclo solar.
Podemos imaginar que o trânsito do Sol funciona como um refletor, uma poderosa lanterna, que traz foco, luz e evidência para aquele setor por onde está passando.
Este é um período em que você deve aproveitar para focar a sua energia, aproveitando melhor as oportunidades ou tomando maior clareza e consciência dos assuntos ligados à temática envolvida.
Para saber por onde o sol está transitando durante o ano e quais casas estão sendo impactadas ou enfatizadas é necessário acompanhar as efemérides.
Mas daí já é necessário ter uma certa familiaridade com astrologia, para verificar o grau do signo em que se encontra o sol e as casas afetadas.
Se você já tem conhecimentos básicos de astrologia segue o link de um site que fornece efemérides completas para todos os anos imagináveis: https://www.astro.com/swisseph/swepha_p.htm). Lá no site, você irá escolher a opção: 20th Century e em seguida selecionar o ano de 2020. Daí você irá acessar a tabela em PDF e poderá ver o trânsito do sol por grau em cada signo.
Para quem ainda não tem este conhecimento o melhor mesmo é consultar seu astrólogo, ou melhor, astróloga (puxando sardinha para o meu lado, rsrsrs) para checar o seu ciclo solar.