Por Blenda de Oliveira
Cada indivíduo tem uma responsabilidade fundamental a assumir; de que para viver uma vida suficientemente boa, é preciso colocar a própria casa em ordem e, apenas então, será possível sensatamente pretender assumir responsabilidades maiores. Dr. Norman Doidge psiquiatra e autor do livro O cérebro que se transforma.
O processo de mudança psíquica não ocorre magicamente.
Não há qualquer método psicoterápico que dê conta rapidamente das principais mudanças que se queira fazer, do ponto de vista psicológico. Para mudar, precisa desejar, trabalhar e ter, cada vez mais, maior consciência do que precisa ser mudado, para quem e para quê.
Vale repetir: para nos tornamos melhores (naquilo que queremos) é importante saber que é um processo contínuo, insistente e cheio de idas e vindas.
O autoconhecimento é um privilégio para quem opta, mas não significa que o caminho para atingi-lo, esteja livre de dores, decepções e frustrações. O autoconhecimento pode nos ensinar a virtude da humildade e os prejuízos da soberba.
Nenhum método alternativo, conservador ou de qualquer linha fará o trabalho de mudança por alguém.
O primeiro passo para o câmbio é se assenhorar da própria responsabilidade. A responsabilidade pela própria existência e tudo que ela implica.