por Margareth dos Reis
“Vi seus post no site e resolvi pedir sua ajuda. Namoro há três anos e seis meses e estou enfrentando muitos problemas na vida sexual com meu parceiro. O que eu faço?”
Resposta: Quanto mais à vontade cada um se sente com a própria sexualidade, maior o potencial para cuidar dessa área na vida a dois.
Essa é uma condição para a disposição de reservar mais tempo para a expressão sexual e para aprender a eliminar as pressões do dia a dia que podem interferir negativamente na resposta sexual.
A manutenção do interesse sexual mútuo depende da capacidade de surpreender com novidades no relacionamento. Isso não significa ter que impressionar com inovações extravagantes e nem com malabarismos sexuais, mas ter criatividade para aperfeiçoar a exploração sensorial envolvente:
– qualquer área do corpo pode ser erógena, e não só os genitais, explore o tato/toque com boca e mãos – aperfeiçoe isso, de modo leve, solto e desencanado (brinque!);
– tenha empenho para criar um clima de intimidade agradável e comprometimento com a sintonia a dois.
A motivação do casal para a satisfação geral na vida a dois é o maior estímulo para promover situações sexuais prazerosas.