Na mitologia greco-romana, Mercúrio é o mensageiro dos deuses, portanto, associado à comunicação
Na mitologia greco-romana, Mercúrio ou Hermes, era o deus associado à comunicação, à escrita e à propagação das mensagens de Júpiter por todo o Olimpo, de onde vem o seu jargão de “Mensageiro dos Deuses”.
Com suas sandálias com asas velozes percorria agilmente desde o reino de Zeus (Júpiter), seu pai com a deusa Maya, até o inacessível reino de Hades (Plutão), onde conseguia ingressar com sua lábia e agilidade ímpares, sendo o guia das almas dos mortos para o mundo subterrâneo.
Mercúrio, cuja origem do nome latino é merx = mercadoria, está associado ao comércio. É o mercador, que negocia habilmente mercadorias e toda série de artigos com sua oratória sagaz e astuta.
Mercúrio: locomoção, viagens e deslocamentos
A sua agilidade em se locomover rendeu-lhe a associação com viagens e deslocamentos rápidos.
Apesar de suas habilidades virtuosas, encontramos no mito o aspecto sombrio de Mercúrio, que ainda um mero bebê, roubou de seu irmão o gado, fato que negou veementemente com a maior inocência. Este incidente, deixou-lhe a marca de ladrão e inidôneo.
Sua inteligência e perspicácia elevadas se manifestaram desde tenra idade, surpreendendo até mesmo Hera, esposa oficial de Júpiter (conhecido por seus inúmeros romances extraconjugais).
Um livro para entender os mistérios da vida
Incontáveis relatos nos contam, anteriormente aos deuses greco-romanos, sobre a existência de um sábio, que habitou o antigo Egito, o grande Hermes Trismegisto. Digno de admiração até o presente, o filósofo e pensador nos presenteou com obras que até hoje nos orientam sobre os mistérios da vida.
Então, cito como exemplo, as Leis Herméticas, que podemos ler e estudar através do Livro: O Caibalion, cuja leitura recomendo a todos que desejam entender as Leis Universais, em termos aparentemente simples, e que, no entanto, revelam uma complexidade magnífica.
A Tábua da Esmeralda é também uma referência importante, assim como inúmeros outros escritos com assuntos como filosofia, teologia e medicina e que acabaram se perdendo com o tempo.
E hoje associamos os mitos greco-romanos também ao sábio grego.