por Angelo Medina
Esqueça o surrado conceito de amor, limitado apenas à afetividade, como cantam os Titãs em sua música 'Todo mundo quer amor', para conhecer toda a amplitude que esta palavra, literalmente mágica, pode gerar. Trata-se do amor incondicional. Para ser mais exato, o processo quântico do amor incondicional e da gratidão. Mesmo que você odeie física, continue lendo. Você pode mudar sua percepção, em relação à vida e ao mundo, quando terminar a leitura desta matéria.
Está técnica revolucionária, baseada na metáfísica e criada pelo quiropata – médico que trata da coluna vertebral e do sistema nervoso – norte- americano John Demartini; considera o seguinte: tudo que acontece no universo é AMOR e todos os eventos são neutros. O homem é que lhes atribui valores e julgamentos. Exemplos: Bom X Mau, Tristeza X Alegria, Dor X Prazer. Porém, para cada evento positivo que ocorre na natureza, outro negativo está ocorrendo, simultanemamente, sem que nos apercebamos disto e vice-versa. O mesmo acontece com o ser humano. No momento em que você consegue manter os dois pólos em equilíbrio, você zera suas emoções e se sintoniza com o amor incondicional.
Na prática, este amor é vivenciado da seguinte maneira: o seu estado psíquico não altera diante de uma situação, interpretada pelo seu ego como sendo boa ou má. Pode parecer um absurdo, mas o seu ego não ficaria extremamente seduzido por um elogio e reagiria com tranqüilidade diante de uma situação de perda, como por exemplo, perder um emprego. O lado negativo do elogio, seria sentir a carência dele. O lado positivo de perder o emprego, seria mudar a vida ou arrumar um emprego melhor. Para cada característica negativa, ocorre um benefício imediato, portanto agradeça a lição que tirou desta experiência. E para cada característica positiva ocorre uma desvantagem.
Processo quântico : busca de equilibrio >mudança de percepção >encontro do equilíbrio >libertação das moléstias = amor incondicional/emoções zeradas
Vya Estelar conversou com a psicóloga Maria Beatriz Severino, única terapeuta brasileira formada pela técnica de Demartini. Ela fala sobre o processo quântico do amor incondicional e da gratidão. Ensina um simples exercício para encontrar o equilíbrio. E argumenta que fazer críticas a pensamentos ou ações de outras pessoas, pode revelar traços escondidos de nossas personalidades. O defeito que vemos no outro, com certeza, é um espelho revelador, do que temos que curar em nós mesmos.
"Você pode transformar situações negativas em estados de gratidão. Contar as bençãos ajuda a abrir o coração"
Vya Estelar – O que é o processo quântico do amor incondicional?
Maria Beatriz – O processo quântico do amor incondicional e da gratidão provém da física quântica e da metafísica. Tem a finalidade de promover o equilíbrio das emoções, através do princípio das leis universais. Atingido assim um estado de iluminação.Quando se tem acesso a este estado de brilho, as idéias e os pensamentos saem do caos em direção à ordem. O Eu Superior torna-se claro. É a evolução. O salto de um patamar para o outro. Descobrir o amor incondicional dentro de si, é ampiá-lo a cada salto quântico.Você aprende a contar as bençãos e a gratidão em todas as situações de sua vida. Independente de seu ego interpretá-las como boas ou más.
Vya Estelar – Na prática como é este processo?
Maria Beatriz – Nós seres humanos, somos regidos pelas cargas que regem o universo, prótons e elétrons, respectivamente, cargas positivas e negativas. Os nossos padrões de pensamento – cargas e vibrações -, o nosso relacionamento conosco e com o mundo, poderão ser explicados pelas mesmas leis e padrões de comportamento, que governam o mundo dos prótons e elétrons. Durante o processo quântico, somos levados a identificar, tanto a qualidade que nos atrai nos outros, como as características que nos repelem. O que nos atrai é correspondente aos prótons, são as emoções positivas e o que repelimos no outro são os elétrons, as emoções negativas.
Vya Estelar – Como é descobrirmos no outro o nosso próprio espelho?
Maria Beatriz – De uma forma geral, tudo aquilo que condenamos no outro, e que não gostamos e nos aborrece, nós acabamos reproduzindo em termos de comportamento. Então, quando vemos alguma característica, que não gostamos no outro é importantíssimo localizá-la em nós. Da mesma maneira, o que nós gostamos no outro, que nos atrai, nós também possuímos. Precisamos também localizar estes traços. Nós somos átomos de Jesus e somos átomos de Hitler, porque fazemos parte do universo que é constituído de átomos.
Vya Estelar – Como a pessoa faria para promover o seu equilíbrio emocional?
Maria Beatriz – Buscando a polaridade entre dor e prazer, bem e mal, triste e alegre. Na hora que você começa a neutralizar elétrons e prótons, ou seja, você começa a achar o lado positivo de cada característica negativa e o lado negativo de cada característica positiva, você começa a neutralizar as cargas magnéticas. Desta forma atinge-se o equilíbrio. Adquire-se assim clareza mental, direcionamento e vitalidade. Com a neutralização, o equilíbrio é atingido, você não tem outra palavra a dizer, eu te amo, muito obrigado. Quando você está trabalhando a característica negativa do outro, que é a sua – fala com ênfase – você passa a amar. Na hora que você ama, você se transforma. Neste momento da unificação você se torna parte do cosmo e pode comandá-lo.
"Equilibrar as emoções é o primeiro passo. Zerá-las é o resultado final"
Vya Estelar – Qual é o primeiro passo para equilibrar as emoções?
Maria Beatriz – Você começa neutralizando as emoções 25 itens de prós e 25 itens de contra. Sugiro que comece com 25, tendo facilidade pule para ciquenta itens. Você pode fazer 25 itens de prós e contras de estar abandonado em um relacionamento.E 25 prós e contras de não ser abandonado – veja exercício do equilíbrio. Este é o principio da neutralização. Com isto a pessoa consegue se centrar, equilibrar no nível emocional e mental; consegue enxergar a relatividade de cada emoção e perceber que não existe o absoluto.
Vya Estelar – E para zerar as emoções e abrir o coração para o amor incondicional?
Maria Beatriz – Não tem como te passar este processo num site. Ele não é teórico, tem que ser vivenciado. Não dá para você ensinar uma pessoa a nadar, se não colocá-la na piscina. Mas fazer o exercício do equilíbrio das emoções já é um grande avanço.
"Uma vez vivenciado o amor incondicional, o paciente não precisa mais voltar. Ele vai aplicá-lo em cada emoção de sua vida, que precise ser equilibrada"
Vya Estelar – Daria para colocar tudo isso no dia a dia das pessoas?
Maria Beatriz -Para cada situação emocional, é emitida um tipo de carga, segundo a sua freqüência e sintonia. Se você emite uma vibração eletromagnética, que corresponde a uma emoção de desafeto, para uma determinada pessoa, automaticamente, ela capta esta freqüência como a sintonia de um rádio. Através do processo quântico, mudamos o padrão vibracional e pulamos de faixa atraindo outra faixa de vibração. Isto muda o seu contexto e o da outra pessoa.
O processo quântico pode ser realizado nas seguintes áreas: espiritual, mental, físico, social, financeiro, família e profissional.
"Cada emoção tratada e equilibrada conduz a uma libertação"
Vya Estelar – Já que o outro é o nosso espelho, como fica um sentimento de repulsa em relação a um corrupto, assassino ou estuprador?
Maria Beatriz – Não importa, nós temos cinco mil traços. Você pode não ter a corrupção daquela pessoa, mas você vai ter a corrupção em algum lugar. Se não você seria indiferente a corrupção. Eu não preciso roubar para ser corrupto. Você pode ser corrupto em sua relação afetiva. Eu tenho um estuprador dentro de mim. Resta saber de que forma é o estupro, no plano das idéias, dos pensamentos… Eu deixo as pessoas estupradas diante das minhas colocações verbais. Eu não preciso ser um assassino, literalmente, para descobrir o meu lado assassino. De repente, posso matar a dignidade de uma pessoa expondo-a à situações de aviltamento. Posso roubar idéias de alguém e nem por isso ser um assaltante de banco.
Vya Estelar – Afirmações positivas do tipo "eu sou próspero", "sou bem sucedido em todos os meus empreendimentos" podem dar resultados?
Maria Beatriz – Desde que você tenha mudado seu padrão negativo. Você não vai conseguir regravar em cima de uma fita negativa uma fita positiva. Primeiro é necessário equilibrar o que está negativo. Adquirindo a polaridade, o positivo se instaura. Aí sim, pode-se afirmar as frases.
Vya Estelar – O que vem a ser o pânico?
Maria Beatriz – O panico se manifesta decorrente de grandes perdas: afetiva, financeira, de um ente querido. A pessoa em pânico hiper-dimensiona a carga negativa e não consegue enxergar o benefício, trazido pela perda. Vivencia esta crise como se estivesse sendo atacada por um tigre.
Vya Estelar – Como enxergar o lado positivo na perda de um ente querido?
Maria Beatriz – O processo quântico consiste em do caos chegar a ordem. Se não houver o caos não haverá ordem. Por isso a crise é uma benção. A pessoa vai perceber que a perda do ente querido, só ocorreu na matéria. O ente querido é vibração eletromagnética do mesmo jeito. Nós temos o apego à matéria. O ente querido está aqui no meio da gente. A mudança de percepção vai ocorrer e a pessoa vai encontrar alguma benção; em relação à perda do ente querido. Você se liberta, caso tenha depositado no ente querido, o seu poder de caminhar, pensar e ser por exemplo.
Frase mestra do processo: "Eu sou um gênio e aplico a minha sabedoria"
Exercício para equilibrar as emoções
Inicialmente trabalhe com 25 itens de prós e contras e depois com cinquenta. O fudamental é encontrar o equilíbrio. Não pode ser 25 de um ou 10 do outro.
Estar namorando: 25 prós e 25 contras
Terminar este namoro: 25 prós e 25 contras
Estar empregado: 25 prós e 25 contras
Estar desempregado: 25 prós e 25 contras
O exercício pode ser aplicado nas seguintes áreas da vida:
Espiritual: medo/culpa associados ao ganho ou à perda de uma virtude ou vício.
Mental: medo/culpa associados ao ganho ou perda de memória ou imaginação.
Físico: medo/culpa associados ao ganho ou perda de saúde ou doença.
Social: medo/culpa associados ao ganho ou perda de aceitação ou rejeição.
Financeiro: medo/culpa associados ao ganho ou perda de status de riqueza ou dinheiro.
Família: medo/culpa associados ao ganho ou perda de entes queridos ou companheiros (esposa, marido).
Profissional: medo/culpa associados ao ganho ou perda de sucesso ou fracasso.