Basta uma volta em qualquer farmácia para ver a infinidade de máscaras faciais disponíveis nas prateleiras. Mas não pense que isso é novidade. Popeia Sabina, a favorita de Nero, tinha a pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda na Roma Antiga para o uso das máscaras noturnas, onde ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído para formar papas de beleza.
Hoje muita coisa mudou e a tecnologia está aí para trazer ingredientes ativos e seguros para muitas funções diferentes. As máscaras de beleza constituem-se ferramentas poderosas para cuidar da nossa pele. É visível o benefício que estas formulações proporcionam cada vez que visitamos à esteticista e nos entregamos às suas hábeis mãos.
Há máscaras reparadoras para todos os tipos de cabelo – clique aqui
As máscaras de beleza são combinações de ingredientes específicos para os fins que se destinam, em dosagens e concentrações maiores que aquelas encontradas nos cremes de uso diário. Assim, as fórmulas para máscaras faciais possuem uma “base” cremosa, onde componentes como óleos e ceras vegetais, animais ou minerais são emulsionados para proporcionar uma textura adequada, facilitando a penetração dos ingredientes ativos.
Máscaras de carvão de bambu e de argila verde
No Brasil sabemos que a pele é preponderantemente de mista a oleosa, razão pela qual o sucesso do momento são as máscaras de carvão de bambu e argila verde, que conseguem adsorver o excesso de oleosidade, mantendo a superfície cutânea fresca e normalizada.
Mas os ativos cosméticos podem muito mais, desde acalmar peles sensibilizadas pelo sol, até ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Dica para usar máscaras de beleza
Minha dica para o uso das máscaras de beleza é caprichar na limpeza antes do uso das mesmas. Faça uma higiene específica para seu tipo e condição de pele, escolhendo produtos que possam removeras impurezas sem agredir. Os sabonetes na forma de mousse de limpeza são ótimos para quem tem pele sensível; já os líquidos e em gel são indicados para peles mistas e oleosas. Com a superfície da pele limpa e seca, aplique a máscara, espalhe por todo o rosto, evitando a área dos olhos. Deixe agir conforme as instruções do fabricante e então enxague abundantemente com água fria. Pronto!