Óleos de sementes realmente fazem efeito na pele e cabelo?

por Sonia Corazza

Será que os óleos extraídos de sementes realmente fazem algum efeito na pele e no cabelo?
Hummmm…Depende!

Continua após publicidade

Vou falar dos mais presentes em formulações cosméticas e explicar o que podem fazer de bom.

Açaí

O açaí é o fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea). A polpa pura da fruta é submetida a um processo biotecnológico que fornece um ingrediente ativo líquido contendo todos os componentes ativos nas concentrações encontradas na fruta original. O açaí é uma fruta rica em vitaminas, açúcares essenciais, bioflavonoides antioxidantes e óleos emolientes. Apresenta propriedades nutrientes e protetoras e é indicado para utilização em produtos capilares, principalmente em fórmulas para nutrição, limpeza e proteção de cabelos enfraquecidos.

As propriedades nutritivas e tonificantes do açaí também o tornam recomendado para o uso em fórmulas para o tratamento da pele com apelo nutritivo e regenerador.

Continua após publicidade

Cártamo

Chic! O óleo do Carthamus tinctorius é um a excelente antioxidante. Graças ao seu poder tintório também é usado para enaltecer o brilho dos cabelos. E além disso estimula o bulbo pilar, favorecendo sua nutrição, portanto também é usado em fórmulas para restaurar a vitalidade do couro cabeludo.

Macadâmia

Continua após publicidade

O óleo de macadâmia contém 2% de ômega 7, um ácido graxo que ao revestir cabelos evita a desidratação e o ressecamento dos fios, mantendo sua penteabilidade e resistência à umidade. Dessa maneira é excelente para reforçar a ação antifrizzy, ou seja, evitar o eriçamento dos fios na presença de umidade. Na prática, um verdadeiro óleo antiarrepiado de chuva!

Oliva

Esse é clássico, o azeite de oliva, Olea eurpaea, é um excelente emoliente para a pele devido às suas propriedades autorregenerativas, graças ao altíssimo conteúdo em vitaminas E , A, D, e K , de poder antioxidante, o que agrega qualidades importantes para reestruturar o manto protetor da pele.
No cabelo o azeite melhora a textura e a maleabilidade, evitando o rompimento e recuperando o brilho perdido.

Urucum

O óleo de urucum é obtido através de maceração (processo de descanso do óleo extraido, em temperatura ambiente) e posterior percolação (tipo de filtragem) da semente de Bixa Orellana L. O urucum apresenta um corante responsável pela coloração alaranjada/vermelha proveniente do pigmento bixina. Também é um excelente emoliente e calmante tópico. O alto teor de ácidos graxos insaturados promove absorção cutânea rápida e completa.

Os ácidos graxos poli-insaturados não impedem a oxigenação e secreção natural da pele, condições estas que evitam a dilatação dos poros, a formação de cravos e o acúmulo de gorduras.

Uva

A uva fresca (Vitis vinifera) contém glicídios, proteínas, vitaminas B1, B2, B5, B6 e PP, além de provitamina A, sais minerais (especialmente potássio) e antocianinas antioxidantes, que atuam como potentes antioxidantes naturais, sendo excelentes para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Procure por eles na sua bula de shampoo ou hidratante para a pele, vale a pena!