São duas gotas de óleos essenciais diluídos em 100ml de água para borrifar no ambiente
Vivendo esse instante de pandemia e é inevitável experimentar momentos de muita ansiedade. O controle que se experimentava antes está totalmente fora de possibilidade e a incerteza de tudo, aliada aos momentos de distanciamento social, trouxeram muitos transtornos comportamentais.
Aliado a esse desconforto, há um sentimento mundial de impotência quanto à espera de vacinas e drogas medicamentosas que possam evitar a doença e promover a cura rapidamente. Muitos trabalhos científicos estão sendo publicados a respeito de associações de ativos de todos os tipos para controlar a ansiedade e também evitar a contaminação microbiana. Separei dois deles para comentar com vocês, que abordam a importância dos óleos essenciais como ingredientes magníficos para nos ajudar a atravessar esse período com saúde e bem-estar.
Aromaterapia prática
Já falamos bastante sobre o poder dos óleos essenciais como terapias para controle de desequilíbrios cutâneos, capilares e até de transtornos do sono. Aliás, insônia é uma das consequências diretas decorrentes dos quadros de ansiedade.
Os óleos essenciais de Lavanda francesa (Lavandulla officinalis) e de Lavanda híbrida (Lavandula angustifólia) são os que mais apresentam pesquisas e testes comprobatórios para uso como ansiolítico. Existem trabalhos profundos acerca do seu uso como ativos para difusão ou pulverização aérea para acalmar corpo e mente, trazendo conforto aos ser humano no inesquecível e traumático ano de 2020. Bastam duas gotas destes óleos essenciais diluídos em 100 ml de água para pulverizar no ambiente e quase que imediatamente o cérebro já entra num estágio de tranquilidade sensível.
Bastam duas gotas de óleos essenciais diluídos em 100 ml de água para borrifar no ambiente
Já os outros estudos científicos publicados em 2020, em revistas de farmacologia e outras relevantes, abordam as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, imunomoduladoras e antivirais dos óleos essenciais contra os vírus respiratórios. E aqui entra o composto Farneseno como o grande ativo a ser mais investigado na luta contra os vírus respiratórios. O Farneseno está presente em muitos óleos essenciais, como os camomila azul (Matricaria chamomilla), canela (Cinnamomum zeylanicum) e gengibre (Zingiber officinale).
Obviamente falta muito a ser feito em termos de comprovação científica, mas, da mesma maneira, usar uma gota de cada um deles, diluído em 100 ml de água, para borrifar no ambiente vai ajudar a manter o microbioma saudável da sua casa ou trabalho e permitir que você se sinta melhor. Vale experimentar!
Que a PAZ prevaleça no mundo!