por Sandra Vasques
Muitas mulheres querem entender por que não conseguem chegar ao orgasmo, ou por que isso só acontece quando estão sozinhas. Gozar continua difícil para o sexo feminino!
O Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), concluiu neste ano (2016) uma pesquisa que aponta que quase metade das mulheres, 44,4%, têm dificuldade para chegar lá!
Para o orgasmo acontecer é necessário que o corpo esteja funcionando direitinho. Ou seja, órgãos genitais em ordem, hormônios em harmonia, nenhuma doença ou medicação interferindo para o bom sexo. Assim, ir ao médico pelo menos uma vez por ano, ou sempre que sentir algo estranho, é fundamental.
Eliminado esse importante fator, vamos a outros que também pesam muito para impedir que o gozo aconteça.
Um dos principais, no topo da lista: a mulher não consegue se entregar às sensações de prazer. Por mais carícias e estímulos que receba, não consegue deixar de pensar em outras coisas, se distrai, desvia o pensamento e a atenção. Dessa forma, ou nem consegue sentir-se excitada, ou mesmo que consiga, ocorre uma interferência e uma interrupção no crescimento da intensidade das sensações prazerosas. E é isso que impede o orgasmo! Afinal, ele só acontece se as sensações tiverem liberdade para crescer até que a vagina e os demais órgãos genitais atinjam o limite da tensão prazerosa e irrompam em contrações rítmicas sentidas como muito gostosas.
O que provoca essa interferência pode ser algo momentâneo, como cansaço, preocupação, estresse, tristeza. Ou algo mais sério, que depende de tratamento, como a depressão. Preocupação com o corpo, achar-se pouco atraente, por estar muito magra, ou muito gorda, ou porque tem algo em si que acredita não agradar! São fatores que roubam o foco, mas podem ser contornados com providências objetivas, algumas mais simples, como dormir melhor, outras mais desafiadoras, como iniciar um tratamento para a depressão, ou aprender a cuidar melhor de si e se gostar mais.
Mas existem outras questões que vão exigir mais dedicação para serem superadas:
– uma educação rígida, viver sob uma cultura cheia de muitos tabus e preconceitos em relação ao sexo;
– traumas sexuais em função de agressões e/ou abusos sexuais
São situações que necessariamente exigem ajuda de profissionais. Ideias ruins, negativas, assustadoras relacionadas ao sexo podem viver fortemente dentro de nossas mentes sem que se saiba o poder que elas têm. Psicólogos, médicos, educadores sexuais são grandes aliados para vencer essas barreiras.
Outras questões também podem dificultar ou impedir o orgasmo, como falta de diálogo e sintonia com o par; desconhecimento sobre o próprio corpo e o que a excita; dificuldade para fantasiar.
Dificuldades com o orgasmo também acontecem para os homens. Mas essas e outras questões, terei a oportunidade de explorar com vocês nos próximos artigos.
Até lá!