Parte 1: o elemento fogo
Entender a essência dos elementos é uma prerrogativa básica para entender a energia dos signos astrológicos.
Para começar a explorar o tema, escolhi o FOGO; a “chama incandescente que anima a alma e o espírito”. O fogo é a energia primordial que gera a vida e impulsiona o movimento. Veja a sua expressão maior no astro solar que rege e sustenta a vida neste planeta.
A sua energia é estimulante, dinâmica, impulsiva, alegre e inspirada. A sua vibração manifesta confiança, otimismo, intuição e espontaneidade. O fogo pode ser irresponsável, sem se preocupar com o presente, com planejamentos e estratégia. Não se apega às coisas pequenas do cotidiano, como problemas domésticos e coisas práticas e funcionais. Está muito mais voltado para o espírito do que para o corpo. Autocentrado, pode tender a agir egoisticamente. Quando muito exacerbado e em desequilíbrio, pode chegar a ser cruel, impositivo e passar por cima dos outros sem se importar com o sentimento alheio.
Fogo: inquietação, excitação e fraqueza
O fogo traz uma inquietação e excitação características por sua constante busca por movimento e evolução. Tem um admirável prazer e gosto por aventura. Sua franqueza excessiva pode levar a “foras” tremendos.
Os três signos que representam o elemento fogo são ÁRIES, LEÃO e SAGITÁRIO.
Em Áries o fogo é instintivo, reativo e competitivo, direcionado para a autoexpressão e a ação imediata.
Em Leão o fogo é apaixonado, generoso, intenso e permanente, com um desejo de brilho e valorização da identidade.
Em Sagitário o fogo é idealista, aventureiro, em busca de novos horizontes, crenças e conhecimento.
Energia do fogo: características
Os traços característicos da energia do fogo podem se manifestar no indivíduo, em maior ou menor escala, em função da distribuição planetária nestes signos e seus aspectos no Mapa pessoal. Muitos planetas nestes signos geram excesso de fogo; poucos ou nenhum planeta levam a uma carência do elemento e uma distribuição ponderada estimulará estas qualidades de forma harmônica e equilibrada.
Quando temos equilíbrio de fogo em nossa química astral (mapa natal) temos a tendência a uma boa energia física, vitalidade e entusiasmo pela vida. A ausência do elemento pode gerar apatia, falta de força, coragem e iniciativa, má circulação, extremidades frias e músculos fracos. O excesso pode gerar cólera, despotismo, egocentrismo, ansiedade, dificuldade de concentração, azia, problemas estomacais e no fígado, febres, erupções e excesso de sudorese.
Como fortalecer o elemento fogo
Para fortalecer o fogo é indicada a prática de atividades físicas com exercícios aeróbicos e que fortaleçam o sistema cardiovascular. Condimentos picantes, tais como pimenta, canela, cardamomo, chás de gengibre e hortelã-pimenta que estimulam a digestão. Aromas como a pimenta-do-reino, manjericão e a canela. Roupas com colorido quente como o laranja, vermelho e amarelados. Os cristais indicados são os jaspes, rubi, topázio avermelhado e as pedras escuras.
Para equilibrar o excesso de fogo podemos usar alimentos refrescantes como saladas, sucos, chás gelados e frutas cítricas. Atividades ao ar livre e exercícios dinâmicos para extravasar o excesso de energia, assim como o contato com a água. Usar cores frias como azul, verde e violetas. O rosa e o branco também são benéficos no caso de agressividade acumulada. Os cristais que podem ser usados são os cristais de quartzo transparente, rosa, verde, a esmeralda, malaquita e a granada verde. Chás calmantes como camomila, melissa e folha de maracujá.
Agora que você já conhece um pouco sobre o elemento FOGO, e as suas marcas que caracterizam os três signos ígneos zodiacais, veja se você está usando estas habilidades ou precisa e gostaria de desenvolvê-las.
Nos próximos textos iremos falar sobre os outros três elementos, alternando com as postagens do SIGNO DO MÊS.
Aliás, fique de olho pois em breve vamos conhecer o signo PEIXES, o próximo do ciclo zodiacal.
Fique por aqui e acompanhe as nossas postagens quinzenais…
Namastê!