Os 4 hormônios do bem-estar e do prazer  

Os 4 hormônios/neurotransmissores responsáveis pela nossa sensação de bem-estar e prazer são: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Saiba como atua e para que serve cada um deles e o que devemos fazer para ajudar o nosso cérebro a produzi-los.

Esses hormônios são essenciais para o desenvolvimento de diversas funções físicas e psíquicas, relacionadas também à nossa motivação.

Continua após publicidade

Então vamos lá! Eu vou lhe ajudar objetivamente a compreender cada um deles e o que você precisa fazer para mudar os seus hábitos, ok?

4 hormônios do bem-estar

  1. Serotonina: você a fabrica praticando a gratidão pela vida, sendo mais positivo e mais empático. Busque atividades que gerem bem-estar. Pratique atividades aeróbicas. Socialize-se. Faça terapia e aprenda a gerenciar suas emoções.
  2. Endorfina: você consegue fabricá-la praticando atividades físicas, dançando, cantando, divertindo-se, fazendo novos planos para sua vida, namorando, tendo contato com a natureza etc.
  3. Dopamina: você a fabrica dormindo bem, tendo uma boa qualidade de sono, respirando corretamente, praticando mindfulness, ouvindo músicas animadas, tomando um pouco de sol e recebendo também vitamina D, comendo mais proteína. Tenha uma dieta equilibrada e evite gorduras.
  4. Ocitocina: fabricamos esse hormônio quando meditamos e fazemos psicoterapia, exercendo a empatia, a caridade e o bem, interagindo com pessoas do bem, amando, praticando boas ações, e adotando um animal de estimação.

Agora você já sabe para que cada um serve e o que devemos fazer para ajudar o nosso cérebro a fabricá-los. Então mãos à obra.

Finalizo lembrando sobre o livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” do autor Stephen Covey.

Os ‘Sete Hábitos’ são:

Hábito 1: Ser Proativo;
Hábito 2: Começar com o Objetivo em Mente;
Hábito 3: Primeiro o Mais Importante;
Hábito 4: Mentalidade Ganha-Ganha;
Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido;
Hábito 6: Criar Sinergia;
Hábito 7: Afinar o Instrumento.

Continua após publicidade

É isso. Comece hoje a mudança em você mesmo. Sim, a que você quer ver no mundo.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online