por Roberto Shinyashiki
Você já parou para pensar por que os projetos não estão acontecendo na sua empresa?
Se você é empresário, executivo, gestor, ou líder de equipe, com certeza já teve que amargar a situação de não ter seus resultados atingidos e nem os prazos respeitados.
Por que isso acontece?
Quando os projetos não são concluídos no prazo, as ações não dão os resultados esperados e falta energia de realização, pode ter certeza: na sua empresa não tem liderança, os líderes são fracos, ou a liderança está despreparada.
O fracasso dos projetos, e muitas vezes da própria empresa, têm quatro causas principais, que costumo chamar de construtores do fracasso:
1. Pessoas sem paixão
Quando as coisas não deslancham na sua empresa, com certeza você tem pessoas sem paixão fazendo parte da sua equipe e, pior, muitas vezes do seu quadro de liderança.
Pessoas apaixonadas pelo que fazem vão sempre muito além do que é esperado. Elas não vão dormir antes de terminar tudo o que têm para fazer naquele dia. Para elas, dar o máximo ainda é muito pouco. Elas vão sempre além do máximo.
2. Ambiente ruim
Você pode ver que sua empresa não está boa quando alguém sai dela e vai trabalhar em outro lugar, e lá ele se mostra um profissional excelente – o que não acontecia quando trabalhava para você.
Quando o ambiente é ruim, as pessoas não estão comprometidas e cada um faz o que quer. O fracasso é inevitável.
3. Falta de respeito à palavra dada
Quando as pessoas não respeitam a palavra que deram, quando elas prometem e não cumprem, a carreira delas está comprometida.
Se quem não cumpre a palavra dada é um líder na empresa, o futuro dessa empresa está comprometido.
4. Falta de alianças poderosas
Se você é um líder solitário, você vai cair, vai quebrar. Se você observar os grandes líderes, eles fazem alianças fortes.
No mundo de hoje, tudo acontece muito rápido e as decisão são cada vez mais urgentes. Fica muito difícil acertar se você não tiver aliados poderosos. E a primeira aliança que você tem que fazer, e uma das mais importantes, é com as pessoas da sua equipe.
Na empresa tem que ter espírito de liderança, acima de tudo. Só assim será possível construir a liderança ideal.
As pessoas precisam ter condições de assumir responsabilidades, de superar os desafios e tomar atitudes para resolver os problemas. Mais ainda, as pessoas precisam estar preparadas para se adiantar aos problemas.
Quando não há espírito de liderança na empresa, os resultados não chegam, as metas não são atingidas, os bons profissionais começam a sair e a partir daí a empresa começa a quebrar.