Por Eduardo Yabusaki
É sempre importante avaliar como está o relacionamento ou como me manifesto em minhas atitudes. Esse cuidado pode ajudar a não tornar o relacionamento pesado por algum tipo de toxicidade.
Na convivência do dia a dia dificilmente paramos para olhar tudo o que fazemos, e por vezes, acabamos tendo comportamentos tóxicos sem percebemos. Isso até pode não significar desamor ou desinteresse pelo par, mas um envolvimento excessivo com fatores cotidianos e estressores, que acabam nos cegando e tirando nossas boas energias.
Assim acabamos externando sentimentos ruins que podem afetar o relacionamento.
Atitudes tóxicas podem se manifestar de diferentes formas e atingir ao outro em cheio, dentre as mais comuns:
Sete tipos tóxicos para a relação amorosa
1º – o julgador
Aquele que julga, tira suas conclusões segundo a sua visão ou experiência própria, desconsidera a história do outro ou suas dificuldades; isso pode fazer com que se manifeste intolerante ou indiferente em relação à dor e ao sofrimento do outro.
2º – o sem-caráter
Esse indivíduo pode ser altamente tóxico, pois é capaz de qualquer coisa para atingir o que quer, passando por cima de tudo e de todos, até mesmo, do seu par e do próprio relacionamento.
3º – o arrogante
É aquele que pode até “saber de tudo”, mas acha e se coloca na condição que sabe mais ou é mais que qualquer um. Para o relacionamento isso trará certamente um grande distanciamento, pois tratará o outro com indiferença e desrespeito.
4º – o vitimista
No outro extremo temos o que se faz de vítima, sente-se incapaz de qualquer coisa e em tudo sente-se inseguro ou culpado; isso torna a relação um poço de incertezas.
5º – o controlador
O tipo controlador pode ter por trás uma grande insegurança pessoal e que, para não viver o medo, acaba sendo manipulador para que tudo corra como pensa e planeja.
6º – o pessimista
De personalidade negativa, é aquele que em tudo vê problemas ou com pessimismo, sempre pensa no que vai dar errado, ao invés de viver e deixar acontecer; não curte, não aproveita e não se diverte… Isso pode ser muito pesado e chato para o relacionamento.
7º – o mentiroso
É aquele que falta com a verdade em pequenas coisas cotidianas, achando que isso não é um problema ou a coisa mais normal do mundo. Para o relacionamento, pequenas ou grandes mentiras têm o mesmo peso, elas geram insegurança e desconfiança, muito nocivas para o relacionamento.
Claro que não somos perfeitos e cada um tem diferentes características e podemos ter deslizes tóxicos em nossas atitudes. Isso pode não ser necessariamente prejudicial à convivência a dois, desde que, claro, não se torne frequente.
Temos que ter a clareza que na convivência a dois, não devemos, sempre dentro do possível, permitir descuidos, desatenção ou mesmo indiferença para com o nosso par.
Zele pelo seu par, viva, seja você mesmo e seja feliz!