por Eduardo Ferreira Santos
"Tenho mudanças de humor constantemente. Meu marido também. Por vezes ele fica muito nervoso e não se controla quando eu e meus filhos vão contra o que pensa. Não sei se tenho esta mudança de humor devido às situações que passo com ele ou se tenho mesmo algum transtorno. Sinto-me confusa e preciso de ajuda para poder sanar meu problema. Tenho 42 anos e quatro filhos"
Resposta: A principio, sob o ponto de vista médico, a oscilação do humor não é contagiosa.
Mas… assim como a ansiedade de uma pessoa pode “contaminar” uma outra, a oscilação de humor de alguém com quem nos relacionamos pode sim afetar o nosso estado de humor.
É claro que ambos podem sofrer do transtorno independentemente, mas, quando uma pessoa com quem convivemos tem oscilações frequentes isto pode nos deixar ansiosos, chateados, irritados, sem saber como agir.
Só há uma forma de diagnosticar corretamente o que acontece com você: procurar um psiquiatra e realizar uma consulta individual.
Por outro lado, uma boa psicoterapia, seja com psiquiatra ou psicólogo, poderá ajudá-la a aprender a lidar com as oscilações de humor de seu marido e diminuir sua confusão.
Boa Sorte!