E-mail enviado por uma leitora:
“Fico muito preocupada com a autoestima do meu filho de 12 anos. Ele vai bem nas matérias de ciências humanas, mas tem dificuldade em matemática e não consegue fazer as tarefas que a professora pede. Meu marido senta com ele para ensinar, mas fala nervoso: “Aprendi isso quando tinha sua idade e nunca mais me esqueci!” Estamos falando de regra de três simples (proporção). Essa forma do meu marido falar pode abalar a autoestima do meu filho para a vida adulta? De que forma os pais devem proceder em relação às tarefas de casa?”
Resposta: Na verdade, nem todos temos as mesmas habilidades, senão só teríamos pessoas com habilidades em matemática ou só com habilidades em ciências humanas.
O melhor seria você conversar com a professora do seu filho para saber o que está acontecendo. Explicar que ele está com dificuldade em matemática e perguntar como ele está na classe.
Como lidar com o dever de casa?
Quanto à lição de casa, normalmente é uma revisão do que foi estudado na classe. Não é necessário o seu marido fazer para ele ou com ele. Também é um outro assunto para conversar com a professora.
Quem sabe não seria melhor o seu marido e filho passarem o tempo com outra atividade para criar um vínculo. O seu filho pode se sentir travado quando o pai ensina, pois… sabe que vai ouvir sobre a própria dificuldade.
Para relaxar, os dois poderiam fazer outra atividade. O mais importante é o vinculo do seu filho com o pai.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.