E-mail enviado por uma leitora:
“Tenho 17 anos e nunca namorei. De um tempo pra cá, gostei de um rapaz de 18 anos, filho do meu padrasto e minha mãe não aceita e nem deixa essa relação acontecer. Isso pelo passado do rapaz e por ser filho de meu padrasto. Cheguei a me afastar, mas o sentimento foi forte e voltamos a conversar e a namorar escondido mesmo. Agora quero falar com ela, como devo falar?”
Resposta: Cara leitora, difícil essa pergunta se pais podem ou não interferir nas relações amorosas dos filhos.
No meu papel de filha eu vou dizer que não, no meu papel de mãe vou dizer que sim, no meu papel de terapeuta vou dizer depende. Essa é uma pergunta que precisamos ver a resposta de vários ângulos.
Vou tentar te responder de forma mais neutra possível e no papel de profissional.
Se você deseja namorar realmente essa pessoa, você vai precisar elencar bons argumentos a favor dessa relação, e junto com eles, compromissos de responsabilidade que vocês (casal de namorados) vão tentar cumprir.
O que você fará se o passado do rapaz bater à sua porta?
Você usou a expressão: o passado do rapaz. Provavelmente quando falamos isso, é porque alguma coisa de errado, ou muito errado, aconteceu. Se você tem total consciência desse erro e as consequências que ele pode gerar para você e para a relação, você precisa se perguntar: se algum desses “erros” bater na sua porta, como você vai enfrentá-los? Assim você pode argumentar com a sua mãe.
Acredito que além do erro do rapaz, sua mãe possa ter medo de você estabelecer uma relação onde o seu namorado tenha fácil acesso à sua casa, já que pelo o que eu entendi, sua mãe mora/namora com o pai dele.
Talvez precise rolar uma conversa cabeça de filha para mãe e de mãe para filha sobre sexo, assim talvez possam ficar ambas mais tranquilas e estabelecer uma conversa mais saudável.
Você e seu namorado estão alinhados?
Eu entendo que se ambos tiverem apaixonados e dispostos a entrar nessa relação pra valer, talvez precisem ter uma conversa familiar (padrasto, mãe e filhos) e firmar esse compromisso. É importante que você e seu namorado estejam alinhados (estabelecer objetivos) nessa conversa, isso passa mais segurança para os pais.
Leitora, é bem complicado ter 17 anos, nós adultos temos a tendência de esquecer sobre o quão difícil é ter essa idade ou também desvalorizar os sentimentos que acometem no início da vida adulta. É por isso que muitos jovens se fecham ou fazem coisas escondidas.
Os adultos (e também outras pessoas em geral) acreditam que problemas de adolescente não são problemas sérios e que tudo é fase, e acabam se esquecendo que já passaram por isso na sua vida.
Dica importante
Talvez mais uma dica seja tentar perguntar para seus pais como eles faziam para conseguir as coisas quando tinham a sua idade, e se sentiam respeitados. Talvez tentar trazê-los para o seu mundo, que um dia foi deles também, possa te ajudar nessa conversa.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.