E-mail enviado por uma leitora:
“Quando começou a quarentena, pirei de ficar em casa, tinha o hábito de fazer caminhadas. Mas após esses sete meses, me acostumei… ou sei lá… me adaptei a essa falta de movimento. Estou completamente desmotivada a voltar com as minhas caminhadas. Que dicas vocês me dariam para fazer este caminho de volta?”
Resposta: Bem… por onde iniciar esse caminho de volta? Inicie pela cabeça!
Pois é… é tão fácil a gente se adaptar às novas rotinas. Fiquei pensando muito sobre sua pergunta, mas aí tem dois aspectos importantes na nossa vida.
Primeiro, o que te faz feliz? Ninguém quer ser infeliz! Para mim, felicidade é fazer atividades prazerosas. Historicamente, meu passado pessoal é permeado de esportes. Então, realizar atividades desportivas e físicas me dão prazer e alegria. Portanto eu faço isso, mesmo que a Dona Preguiça me chame de joelhos. E eu faço isso para me dar alegria e ser feliz.
Felicidade também é comer bem. Não bastante, mas bem. Alimentos saudáveis que te energizam de bons nutrientes para realizar atividades físicas e mentais.
O segundo aspecto é a saúde. Eu não quero ficar entrevada numa cama ou dentro de casa, ou ainda com baixa autoestima por estar acima do peso e enferrujada. Ninguém quer ficar sem saúde e sem condições físicas de se manter num futuro. E longevidade e saúde têm a ver com movimentos corporais também.
Por que se movimentar?
Independente da sua idade… há pelo menos 5 razões:
1ª movimentar-se combate o estresse;
2ª diminui o peso corporal;
3ª ativa a circulação do sangue no corpo;
4ª fortalece o coração;
5ª libera serotonina e melhora sua positividade frente aos desafios que a pandemia nos impôs.
Como manter o corpo e a mente sãos?
Por isso, vou bater na mesma tecla:
– busque atividades que te deixem feliz;
– faça movimentos corporais pelo menos 30 minutos ao dia, mesmo que 10 minutos de manhã, 10’ à tarde e 10’ à noite – aqui vale contar tudo, limpar casa, subir escadas, andar um quarteirão, lavar louça ou roupa etc;
– inicie um passeio no quarteirão da sua casa;
– vá visitar o parque do seu bairro;
– se já se animou para a caminhada, comece com 15’ a 20’.
Vou esperar SUA RESPOSTA, se você voltou ou não as atividades! Bons treinos!
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.